O Palácio Piratini foi palco ontem (19) da primeira reunião Brasil/Coréia depois da viagem que o governador Tarso Genro fez ao país asiático. O encontro foi também à última exposição de painéis que faziam parte do fórum que tratava das relações entre os dois países.
Com a intenção de discutir a cooperação nas áreas de educação ciência e tecnologia entre governos, a cerimônia foi marcada pela demonstração que os coreanos fizeram de como seu país desenvolveu-se baseado na educação.
O Vice-Ministro de educação ciência e tecnologia da Coréia, Dong Geun Seol, fez uma apresentação que deixou claro que o rumo que o estado do Rio Grande do Sul está tomando levará o estado em rumo ao desenvolvimento. Durante sua fala, o Vice-Ministro apresentou como a Coréia do Sul recuperou seu país das mazelas da guerra investindo na educação de seu povo. “O governador Tarso, durante sua visita à nosso país, demonstrou um desejo de transformar o Rio Grande do Sul através de investimento na educação, ciência e tecnologia. Hoje estamos colhendo os frutos disto, o que me deixa muito feliz” diz Dong Geun Seol.
Para firmar parceria entre os países, foram assinados ontem dois acordos de cooperação técnica entre Brasil e Coréia, que garantem intercâmbios de estudantes entre os dois países. “A troca de estudantes contribuirá muito para a educação dos dois países, visto que nossa época, a era da informação, exige que as pessoas sejam inteligentes e criativas” diz o Vice-Ministro Coreano.
O compromisso de cooperação entre nações traz muitos benefícios para São Leopoldo, que logo estará recebendo a empresa coreana Hyundai. “Estamos trabalhando para trazer para a cidade o desenvolvimento tecnológico, investindo, junto com o Tecnosinos e a Unisinos na educação dos jovens leopoldenses através, por exemplo, do programa Banco de Talentos Tecnosinos, além da revisão dos currículos escolares municipais para o aprimoramento do ensino” diz o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de São Leopoldo, Fernando Menezes, que esteve presente ontem na reunião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário