quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O Natal de São Leopoldo é mais forte com o incentivo da Semedes


Com o fim do ano mais próximo do que parece, as lojas já estão preparando a decoração das vitrines e seus estoques para garantir boas vendas, principalmente no período de natal. Já tendo em vista o aumento do volume de consumidores, principalmente no centro de São Leopoldo, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social está organizando ações para garantir que benefícios para quem vende e para quem compra.

Fiscalização:
O crescimento comercial dos últimos meses do ano, infelizmente não se dá apenas na forma de vendas regularizadas. De acordo com o departamento de fiscalização da Semedes, o número de ambulantes irregulares no centro da cidade, principalmente na independência aumenta proporcionalmente ao movimento geral. Para isto a fiscalização da secretaria trabalha com carga horária estendida no período natalino, inclusive aos finais de semana. A fiscalização também atenta para uma movimentação diferenciada de consumidores, o que demanda uma atenção especial dos fiscais. “Este ano contamos com uma equipe de nove pessoas, garantindo um trabalho mais rigoroso e eficaz” diz o secretário Fernando.

Alternativa de compras
Não só lojistas fixos fomentam a economia leopoldense. Durante todo o ano o departamento de Economia Solidária da Semedes organiza feiras populares com exposição e venda de produtos de artesãos e associações leopoldenses.
Durante o período de Natal a Economia Solidária trabalhará em conjunto com o departamento de Turismo na organização do evento Caminhos de Natal. Além da decoração natalina dos principais pontos da cidade, a Semedes planeja organizar uma feira natalina, para oferecer alternativas de compras para os cidadãos e visitantes. A idéia é dar espaço para os artesãos, associações e grupos de economia solidária exporem a produção de seu trabalho, fomentando o setor, que agora aguarda pela aprovação da lei pretende tornar a Economia Solidária uma política pública, beneficiando cerca de 400 famílias leopoldenses.

Incentivo também aos comerciantes

Já realizadas 3 oficinas para micro empreendedores.

Através do departamento de Micro e pequena empresa, a Semedes já tem planos também para incentivar os lojistas. Além de ouvir novamente a opinião dos comerciantes sobre a revitalização da Rua Independência, algumas ações estão nos planos do departamento de Micro e Pequena empresa da Secretaria.
Estão sendo planejados convênios de capacitação de empreendedores com o Sebrae e a Unisinos, além de um mutirão da formalização, onde empreendedores serão orientados sobre como se formalizar.

Opinião do Secretário

Secretário Fernando Menezes comenta expectativas acerca do aumento do movimento no comércio em São Leopoldo no fim do ano:

“Mesmo com um momento conjuntural duvidoso para os países mais ricos que estão afundados numa crise que a curto e médio prazo não tem tido, por parte de seus governantes, ações que a reverta, os países do BRIC (grupo de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África), que estão inclusive emprestando recursos ao FMI e ajudando a socorrer as economias da Europa e Estados Unidos, vivem, especialmente o Brasil, um momento positivo. O sinal de baixa dos juros, dado pelo banco central e a baixa dos juros do cheque especial, bem como em outros, reafirma que nosso país está preparado para esta e quaisquer outras crises. O aquecimento do mercado interno que se baseia no consumo do povo brasileiro, articulado com a estabilidade econômica e bom poder aquisitivo de todas as camadas sociais, em especial C e D, apontam para o crescimento nas vendas de Natal em São Leopoldo” diz.

De acordo com os indicadores da Câmara de Dirigentes Lojista de São Leopoldo(CDL-SL), que marcaram crescimento de 15% nas vendas entre 2008 e 2009 e 20% entre 2009 e 2010, o secretário aposta num crescimento entre 18% e 25% nas vendas de 2011.

“Estamos consolidando mais um convênio com o CDL para que este natal tenha consonância com esta perspectiva e vamos investir em campanhas para aumentar as vendas, aumentando assim os lucros dos comerciantes, o que gera mais emprego, que por sua vez gera mais renda da população e do município, garantindo melhor qualidade de vida para todos” destaca Fernando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário