O economista do Departamento de Desenvolvimento Empresarial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Semedes), Mario Rosito, e o Chefe de Gabinete da secretaria, Guilherme Louzada, participaram em Tandil, na Argentina de Reunião da Unidade Temática de Tecnologia e Capacitação da Rede de Mercocidades, da qual São Leopoldo é integrante. No encontro foi apresentado para autoridades de várias cidades da Rede, um histórico da Unidade Temática, a qual começou a atuar no final da década de 90.
O objetivo foi analisar algumas dificuldades enfrentadas no setor desde aquela época até hoje, para traçar perspectivas futuras, novas estratégias e designar quais ações serão realizadas a partir de então. A reunião deveria ter sido realizada no dia 8 de Junho, porém não pode ocorrer devido à erupção do vulcão Chileno Puyehue, que espalhou cinzas por todo o espaço aéreo da Argentina na época, impossibilitando pousos e decolagens no país. O secretário Fernando Menezes, da Semedes, programou-se para participar da reunião na época. Nesta oportunidade não participou pois viajou para China, em busca de outras perspectivas de desenvolvimento para São Leopoldo.
Outro evento ocorrido concomitantemente, que também foi adiado pelo mesmo motivo, foi uma rodada de negócios entre o Parque Tecnológico de São Carlos - SP, e o Pólo Tecnológico de Tandil. Nesta ocasião participou também o Gerente do Parque Tecnosinos Walter Doell, que esteve com o corpo dirigente do Pólo e também conversou com representantes de diversas empresas do parque paulista e do pólo argentino.
Este encontro gerou entendimentos que poderão contribuir para a assinatura de termos de cooperação entre o Tecnosinos e o Pólo de Tandil. O parque Tecnológico leopoldense está disposto a auxiliar o vizinho argentino a desenvolver ações que resultem em transformá-lo em Parque Tecnológico. Além disso, o termo de cooperação visa facilitar o acesso para que empresas brasileiras operem na Argentina e vice-versa. O Tecnosinos tentará aproximar os empresários locais do mercado vizinho, pois em Tandil foram detectadas grandes oportunidades de negócios, segundo Doell.
Nenhum comentário:
Postar um comentário