Os maiores inimigos do cidadão que pretende formalizar uma empresa são a burocracia e distância entre os órgãos que devem ser acionados para uma formalização completa. As conseqüências dessa odisséia que o empreendedor precisa realizar para juntar os documentos necessários são a demora e o encarecimento do processo. Para resolver esta questão, o município de Canoas teve uma iniciativa exemplar, que foi visitada na tarde do dia 14 de Junho pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de São Leopoldo, Fernando Menezes, junto com uma equipe da Semedes.
A idéia realizada pelo município vizinho ao nosso é o Escritório do Empreendedor. Um local onde se reúnem todas as secretarias municipais relacionadas ao registro de uma empresa. São vários guichês que funcionam de forma a criar uma rotina de atendimento que supre as necessidades do futuro empresário.
A comitiva leopoldense, formada pelo Secretário Menezes, a diretora de Pequenas e Micro Empresas, Clarissa Azambuja, a Secretária Adjunta da Semedes, Ana Paula Machado e a presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Leopoldo, Maria do Socorro, foi recebida pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico de Canoas Eltamar Salvadori e o Gerente do Escritório do Empreendedor Marcelo Mareés. Em um primeiro momento eles tiveram uma reunião onde conversaram sobre as principais ações da secretaria de Canoas. Em seguida partiram para a visita ao Escritório.
O local, que já tem um ano de funcionamento atualmente atende cerca de 30 mil pessoas por mês, possibilitando um desenvolvimento ágil da economia do município. Lá também há um fiscal que monitora os imóveis onde as empresas pretendem instalar-se. Em conjunto com o Sebrae o Escritório do Empreendedor de Canoas ainda oferece cursos de capacitação e gestão para os micro e pequenos empresários, além de um guichê exclusivo para os Empreendedores Individuais.
Os representantes leopoldenses foram analisar a iniciativa com a intenção de instalar um local semelhante em São Leopoldo. “Me chamou muito a atenção o tamanho da estrutura disponibilizada para atender o cidadão e a agilidade com que este atendimento é prestado. Além da integração do sistema de procedimento de alvará, que é liberado em um prazo de 3 a 5 dias, pois a prefeitura de Canoas só aceita uma documentação completa, o que impede que o processo demore. Com certeza conversarei com o prefeito Vanazzi para que São Leopoldo implante um sistema nos mesmos moldes, pois acredito que a cidade tem potencial para isto” diz o Secretário Menezes.
No futuro o município de Canoas tem a intenção de anexar ao Escritório um local de atendimento para a Junta Comercial, para a Receita Federal, Receita Estadual e demais órgãos à quem compete a regularização de empresas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário