terça-feira, 21 de junho de 2011

Mutirão da Inovação ajudará na gestão para o desenvolvimento de indústrias leopondenses.


Foi lançado oficialmente no dia 7 de Junho o projeto Agentes Locais de Inovação do Sebrae em São Leopoldo. A Gerente de empreendedorismo e inovação, Marta Folha, junto com o Gerente Regional, Marco Copetti e mais um grupo de consultores do Sebrae apresentaram ontem para o prefeito Ary Vanazzi a metodologia que já está sendo aplicada em algumas empresas da cidade em um projeto piloto que já é executado há um ano em uma parceria entre a entidade e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Semedes).
Os Agentes Locais de Inovação são consultores externos do Sebrae que prestam assessoria empresarial gratuita na área da gestão para inovação de produtos nas micro e pequenas indústrias. Originalmente os ALI’s atendiam somente a três setores: Metal-mecânico, coureiro-calçadista e Tecnologia da Informação. Mas devido à economia leopoldense comportar empresas de vários setores, a orientação será para todas as empresas produtoras da cidade.
A intenção da parceria é desenvolver o setor de pequenas e micro indústrias de São Leopoldo através do processo que é aplicado em três etapas: Ver, Fazer e Refletir.
A primeira etapa consiste no diagnóstico da empresa assessorada, para determinar onde precisam ocorrer novos processos ou procedimentos para inovação ou melhoria da produção. Na segunda etapa, que já está ocorrendo nas indústrias que fizeram parte do projeto piloto, as ações e estratégias determinadas na primeira fase são postas em prática. E por final, os resultados da aplicação destes novos métodos são avaliados pelo consultor e repensados pelo empresário.
Segundo Marta Folha,  o objetivo final do programa é implantar a cultura da inovação nos empresários, para que eles não dependam da consultoria do Sebrae para continuar aplicando a inovação em outras oportunidades na sua indústria. “O próprio empresário pode ver as melhorias que precisam ser feitas, e o papel do Sebrae é facilitar este processo” comenta Marta.
A primeira ação oficial do projeto será o Mutirão da Inovação que ocorrerá nesta quarta (08) às 14h no Bairro Vicentina. Os Agentes Locais de Inovação e um representante da Semedes farão uma caminhada pela Rua Visconde de São Leopoldo, onde visitarão cerca de oito empresas oferecendo assessoria. Segundo o Sebrae, a região foi escolhida após um mapeamento feito nos arredores do local, na semana passada. “Nossa meta é atender cerca de 750 empresas até o final do projeto, em Maio de 2012.” diz Fernando Menezes, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social.
O prefeito elogiou o projeto após o término da apresentação. “A prefeitura com a parceria do Sebrae procura beneficiar os empreendedores de todas as formas possíveis, seja com uma formalização facilitada através do programa Empreendedores Individuais, com a redução de taxas ou pela consultoria gratuita que aparece agora com este novo projeto” diz Vanazzi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário