quinta-feira, 16 de junho de 2011

Audiência pública ouve comerciantes da Independência





Na noite do dia 18 de abril, foi realizada a Audiência Pública para tratar sobre a revitalização da Rua Grande. O encontro, que ocorreu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas, às 19h e 30min, serviu para apresentar oficialmente o projeto aos lojistas instalados na principal rua comercial de São Leopoldo. O Secretário Fernando Menezes, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, junto com Neimar Iop, seu secretário Adjunto e Sidnei Ilhosa, arquiteto da equipe técnica que elaborou o projeto, conduziram a seqüência de slides que explicaram as intenções de mudanças.

Menezes começou explicando os motivos que levaram o governo a propor a revitalização. Citou a visita que fez a São Paulo, onde pôde visitar uma rua que, após reforma se tornou um shopping à céu aberto, e também a Rua Florida, na Argentina, onde participou de um encontro de cidades ligadas ao MERCOSUL.  Secretário explicou que a intenção das mudanças é fazer com que o movimento e o volume de vendas aumentem na Independência, assim como o constatado nas duas visitas.

As mudanças sugeridas no projeto foram apresentadas e debatidas entre os representantes do governo e os donos das lojas. Todas as sugestões foram ouvidas e vão ser levadas à equipe técnica que está trabalhando no projeto, que ainda não está pronto. “Estávamos esperando as sugestões dos lojistas, que são uma das partes mais interessadas nas mudanças, e serão muito afetados com a reforma, de forma positiva.” Disse Fernando Menezes.

Durante a Assembléia os temas mais polêmicos foram fiscalização do comércio informal e a colocação de mesas nas calçadas. “Desde o início do projeto, a intenção era de manter as mesas nas calçadas em número reduzido durante o horário comercial e em número maior durante a noite” afirmou o arquiteto Ilhosa. Em relação à fiscalização, o secretário Menezes afirmou que a solução é uma fiscalização unificada e que o governo está treinando um grupo de agentes que se tornarão Fiscais Municipais. Além de um projeto que integra a Polícia Militar como fiscais.

Ao final da Audiência Fernando prometeu levar todas as sugestões dos participantes ao grupo que trabalha no projeto, para que todos sejam beneficiados. Ele comprometeu-se a realizar uma última audiência onde trará os resultados destas opiniões no projeto.

As licitações para a realização das reformas devem ocorrer até Maio. E o início das obras é pretendido para Julho ou Agosto. As mudanças serão feitas quadra por quadra e custarão de 12 a 15 milhões de reais aos cofres públicos. Ao final de cada quarteirão, os lojistas nele situados, terão seis meses para adequar-se às modificações. Além de fachadas e liberação de passeio público, será feita uma reforma no sistema de escoamento pluvial e no esgoto cloacal da via, resolvendo os problemas de alagamento que hoje ocorrem.                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário