Com o intuito de promover a formação e qualificação de recursos humanos para atuar nas empresas do Parque Tecnológico Tecnosinos, a Unisinos e a Prefeitura de São Leopoldo lançaram na manhã de hoje o Programa Talentos Tecnosinos. O evento ocorreu no auditório da Unidade de Inovação e Tecnologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unitec).
O reitor da Universidade, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino iniciou a cerimônia, lembrando que São Leopoldo está no mapa econômico do país e da América do Sul. Segundo ele, é preciso investir em educação para tornar a cidade na linha de frente da tecnologia no país.
Complementarmente ao reitor, a diretora da Unitec e gestora executiva do Tecnonisnos, Suzana Kakuta, reforçou a posição de São Leopoldo no cenário tecnológico do Brasil. Suzana apresentou dados da Revista Você S.A, da Editora Abril, onde a cidade aparece entre as oito melhores para o jovem construir carreira no país, graças ao Parque Tecnológico. Segundo ela, as 73 empresas do Parque geram cerca de R$ 1,3 bilhões de faturamento anual e 3500 empregos diretos. Além disso, atualmente há 230 vagas em aberto em apenas oito empresas. “A expectativa é trazer, com o projeto, cerca de 2 mil jovens para o Parque”, afirmou Susana.
Dividido em seis eixos (Projeto Escolas, Calouros, Projeto 200 talentos, Graduação, Pós-Graduação e Idiomas e Extensão) o Programa irá oportunizar a captação e qualificação de mão de obra do ensino médio e técnico até a pós-graduação.
Para o prefeito Ary Vanazzi, o desafio é preparar os trabalhadores para fazer o Parque avançar do ponto de vista da sua grandeza e do seu valor para o desenvolvimento econômico. “Afinal, tudo o que diz respeito à tecnologia no estado passa por São Leopoldo, sendo que será a cidade de referência neste setor”, completou Vanazzi.
Como funcionará o Programa
O Projeto Escolas visa à aproximação de escolas de ensino médio, especialmente técnicas, para atrair jovens talentos ao Tecnosinos. Turmas dos últimos anos são levadas ao Parque para conhecer a estrutura do mesmo, as empresas e a universidade.
Para o Projeto Calouros o objetivo é aproximar do Parque os calouros de gradação nas áreas de engenharias e afins, buscando aumentar as oportunidades de emprego aos mesmos.
O Projeto 200 talentos irá atender a demanda por mão de obra técnica por meio da capacitação de 200 jovens em 10 meses, sendo que 50% desde deverão serem oriundos do ensino público.
Com o objetivo de incentivar a formação de recursos humanos na graduação em áreas de atuação no Parque, por meio do Projeto Graduação a Unisinos oferecerá 10% de desconto nas matriculas de alunos oriundos de empresas consolidadas ou incubadas.
Buscando incentivar a formação continuada dos trabalhadores do Tecnosinos, o Programa Pós-Graduação oferecerá bolsas parciais de incentivo à Mestrado e Doutorado a alunos de empresas consolidadas ou incubadas. O desconto oferecido pela universidade é de 40%.
As escolas que desejarem participar devem assinar o termo de adesão e entregar na secretaria da Unitec. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3590 8602.
Nenhum comentário:
Postar um comentário