quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Audiência Pública discute capacitação profissional

A audiência pública da Comissão Municipal do Emprego reuniu representantes de sindicatos e entidades empresariais da cidade para discutir a importância do ensino técnico e definir cursos para implantação dentro do Plano Territorial de Qualificação (Planteq). O evento ocorreu na tarde de ontem (27) no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Leopoldo.

A coordenadora da Agência FGTAS/SINE, Edialeda Susin começou a audiência falando sobre os principais setores com vagas disponíveis no município. Segundo ela há 448 vagas em aberto sem mão de obra qualificada. Os principais setores são serviços, comércio, frigorífico, construção civil e metalmecânico.

O secretario de desenvolvimento econômico e social Fernando Menezes lembrou também do setor de tecnologia que, devido ao Parque Tecnológico, está em ascendência e tem grande demanda de empregos.


Complementando o secretário, a coordenadora do Tecnosinos, Suzana Kakuta, apresentou reportagem da Revista Você S/A em que a cidade de São Leopoldo é apontada como uma das oito melhores cidades do país para o jovem construir carreira. Segundo a revista a razão disso é o Parque Tecnológico, que foi eleito o melhor do Brasil no ano passado.

Atualmente o conjunto de empresas do Parque tem em aberto mais de 200 vagas de emprego. “Queremos qualificar o jovem leopoldense para que ele possa ocupar essas vagas”, afirmou Suzana.

Ao final da audiência, os presentes apontaram sugestões dos cursos que acreditam ser necessários para o desenvolvimento do município, de acordo com a demanda que visualizam em seus setores de atuação. Os cursos sugeridos foram:

 Programador básico, Java, PHP e DotNet (T.I.)
 Técnico em Automação
Técnico em Eletromecânica
Analista de Redes e Sistemas
 Mestre de Obras
Costura Industrial
 Soldador
Caldeireiro
Padeiro e Confeiteiro
NR10 (para eletricistas)
Impressão Gráfica
Operador de Empilhadeira
Cozinheiro
Auxiliar de Escrita Fiscal
Auxiliar de Departamento Pessoal


Destes, serão escolhidos pelo menos dez prioritários para que a Agência encaminhe o pedido ao Planteq. Edialeda adiantou que a área de T.I. será priorizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário