quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Cursos gratuitos garantem emprego e desenvolvimento turístico para SL

Um auditório cheio de alunos ansiosos para começar os cursos que vão prepará-los para um dos setores mais ascendentes do mercado de trabalho. Este foi o cenário da cerimônia de aula inaugural do Plano Seqüencial de Qualificação Turismo Rio Grande do Sul (Planseq Turismo RS), que ocorreu no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Gusmão Britto, no dia 03 de agosto às 18h.
Para saudar os mais novos alunos dos cursos oferecidos pelo Planseq, estavam presentes o Diretor do Plano no Rio Grande do Sul, Ernani Ranieri, a Assessora Especial de Planejamento da Secretaria Estadual de Turismo (SETUR), Nêmora Meincke, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de São Leopoldo (Semedes), Fernando Menezes, a Diretora de Turismo de São Leopoldo, Iara Cardoso e o Diretor do Trabalho, da Secretaria Estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), Luiz Müller.
O Plano tem como objetivo principal a qualificação da mão de obra direcionada ao setor turístico gaúcho, oferecendo cursos gratuitos para pessoas alfabetizadas e maiores de 16 anos. Em São Leopoldo, iniciarão na próxima semana, ainda sem dia nem local definidos, os cursos de Recepcionista Geral, Recepcionista de Hotel e Organizador de eventos e em seguida os cursos de Organizador de Eventos, Agente de Viagens e Condutor Local de Turismo. Segundo Luiz Müller, os cursos passaram pelo crivo dos donos de hotéis da região, para que os alunos, que se formarem, atendam todas as demandas do setor. “Durante o curso, donos de hotéis farão visitas às aulas e alunos visitarão os hotéis para ter experiências reais da rotina de trabalho” diz o diretor Müller.
Segundo a Coordenadora Pedagógica do plano, Aline Martins, o Planseq deverá formar até o fim do ano 3622 alunos em todo o estado e encaminhar pelo menos 30% deles diretamente para o mercado de trabalho. São Leopoldo já tem 300 inscritos e 140 alunos, que foram selecionados pelo SINE municipal e as quatro primeiras turmas têm previsão de formatura para outubro, após 50 dias de aulas.
Fruto de uma parceria entre Governo Federal e o Instituto Nacional América (INA), instituição privada sem fins lucrativos, o Planseq Turismo RS, conta em São Leopoldo com o Apoio do Sistema Nacional de Emprego (SINE), núcleo SL, Semedes, STDS, Fundo Garantidor do trabalho e SETUR.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Fernando Menezes aproveitou a solenidade para convidar a população para o lançamento do projeto “Roteiro Integrado”, no dia 25 de agosto, às 16h no Marco Zero da Rota Romântica. O projeto, em parceria com as cidades da Baixa Rota Romântica, disponibilizará passeios para as cidades que hoje em dia são corredores de passagem para grandes pontos turísticos, como Gramado e Canela. “Estamos preparando nossa cidade para a Copa 2014. Além do Planseq, que é uma grande oportunidade, temos também o projeto Descubra São Leopoldo, que tem como objetivo levar a educação turística para a população leopoldense através de passeios guiados gratuitos pelos principais pontos históricos e culturais do nosso município” diz Menezes.
Quem também marcou presença e passou um pouco de suas experiências foi Clóvis da Costa Fernandes, o Gaúcho da Copa. Com seis copas do mundo na bagagem, ele afirmou que a qualificação profissional é o maior legado que um evento esportivo deste nível traz para um país, citando a África do Sul como exemplo.
As inscrições para os cursos poderão ser feitas através do SINE São Leopoldo, ou pelo site www.institutonacionalamerica.com.br
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário