sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Governo do estado lança programa de crédito para incentivar pequenos negócios

O governo do estado em parceria com o Banco do Rio Grande do Sul (Banrisul) lançou ontem o programa Gaúcho de Microcrédito (PGMC) no Palácio Piratini. O programa, que tem como principal objetivo de liberar crédito de maneira facilitada para donos de pequenos negócios, será coordenado pela Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro Pequena Empresa (SESAME) .


Durante a cerimônia de lançamento, cinco beneficiados receberam cheques simbólicos, representando os 50 primeiros tomadores, que dão início efetivo ao programa. Marlene da Silva Borges, representante leopoldense que vende lanches na Escola Aide Rostirola, recebeu das mãos do Governador Tarso Genro o cheque no valor de mil e quinhentos reais.  “O governo estadual solicitou que o lançamento de um programa tão importante quanto este somente fosse realizado em plena atuação” diz Tarso.
Segundo ele, o segredo do sucesso do programa é ser autossustentável e prover crédito para a classe com o menor índice de inadimplência (em média 5%, quando o normal é 12%), os pequenos e micro empresários. Segundo ele estes beneficiários somente tomam o valor que necessitam para investir em seu negócio, gerando maior renda e consequentemente maior fidelidade.
O valor inicial disponível para crédito em todo estado é de R$40 milhões e, segundo Tarso Genro, não faltará verba para a manutenção do programa. O governador ainda previu que a média do valor dos créditos girará em torno de cinco mil reais.
            Os presentes no ato de lançamento ainda puderam assistir a um vídeo explicativo do novo programa.

            Funcionamento do Programa Gaúcho de Microcrédito
Após o lançamento, o plano de continuidade do PGMC será de responsabilidade das prefeituras municipais, que fornecerá infraestrutura física e humana para fazer visitas a clientes. Os municípios atuarão em conjunto com instituições de crédito que irão analisar e encaminhar para o comitê de crédito do Banrisul as fichas socioeconômicas preenchidas pelos beneficiados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário