O prefeito Ary Vanazzi reuniu-se em seu gabinete com os prefeitos Darci José Lauermann, de São Sebastião do Caí e Percival de Oliveira de Montenegro. O objetivo do encontro era verificar o interesse dos municípios e a criação de um movimento forte em prol dos novos portos no estado. A criação de uma equipe com representantes dos municípios para a apresentação da ideia junto ao deputado Beto Albuquerque foi outra meta da reunião.
Também estiveram presentes o engenheiro industrial da Agência Nacional de Transportes Aquaviários - ANTAQ, Paulo Duhá, o secretário de desenvolvimento econômico e social Fernando Menezes e o secretário geral de governo Olger Perez.
Durante o encontro, o prefeito Ary Vanazzi ressaltou a importância e os benefícios, principalmente econômicos, que os portos trarão aos municípios. Segundo Vanazzi a indústria vai para os pólos onde há maior facilidade de transporte. “Com os portos a arrecadação do município aumenta devido ao incentivo que dá às empresas e isso se reverte ao município”, afirmou.
Vanazzi disse ainda que serão retirados entre 40% e 60% dos caminhões da estrada com o carregamento de cargas, desobstruindo as principais rodovias do estado. Além disso, o custo do transporte terrestre é maior para as empresas, fazendo com que a possibilidade de escoamento de produção mais barata de um porto seja mais um atrativo econômico para as cidades.
Os prefeitos Darci José Lauermann e Percival de Oliveira lembraram a importância de envolver o empresariado no projeto e saber se há parceiros interessados em investir e interessados na utilização do serviço. De acordo com Vanazzi há grande interesse do poder público federal e estadual em investir em terminais portuários no estado e empresas como a Gerdau e a Stihl tambémjá demonstraram grande interesse.
De acordo com Paulo Duhá em cerca de 15 dias o roteiro dos caminhos dos portos estará pronto para a consolidação dos terminais hidroviários nas três cidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário