Rumo a Montevideo, no Uruguai, o secretário municipal de desenvolvimento econômico e social, Fernando Menezes, parte hoje para participar da 16ª Reunião de Cúpula da Rede de Mercocidades. O evento que reúne as principais cidades da América Latina, participantes do Mercosul, traçará estratégias e definirá as ações do grupo para o ano de 2012.
Para São Leopoldo a reunião é de suma importância, pois a cidade poderá ser escolhida como sub-coordenadora da Unidade Temática de Ciências e Tecnologia da rede. Isso significa maior representatividade no setor perante todo o continente.
A escolha se justifica pelo modelo de atuação tríplice hélice do governo municipal para fomentar a área tecnológica na cidade. O modelo é o resultado de parceria entre universidade, iniciativa privada e governo, que juntos investem na área com resultados claros, como por exemplo a rápida expansão do Parque Tecnológico São Leopoldo, mais conhecido como Tecnosinos. O parque, por sua vez, também é exemplo para todo o Brasil, eleito o melhor do país em 2010. Todos estes quesitos tornam nossa cidade referência.
Atualmente a coordenação da Unidade Temática de Ciências e Tecnologia é da cidade paulista de São Carlos, e a sub-coordenação é de Tandil, na Argentina. Se a escolha ocorrer de acordo com o esperado, a cidade Argentina será a coordenadora da unidade em 2012, com a sub-coordenação de São Leopoldo. “Este título é de extrema importância para nossa cidade, que atrairá feiras na área tecnológica e científica, a exemplo de São Carlos, que teve sua própria feira da rede em outubro. O município, que agora conta com o novo centro de eventos, trará rodadas de negócios, exposições e feiras, beneficiando os empresários que aqui já habitam e atraindo mais empresas. Tudo isto gera emprego, renda e qualidade de vida para toda a cidade”, diz Fernando Menezes.
O prefeito Ary Vanazzi partirá para Montevideo no dia primeiro de dezembro para participar do encontro, que vai de 30 de novembro a 2 de Dezembro. O tema da reunião é “Cidadania MERCOSUL: livre circulação de pessoas, um direito fundamental”. Participarão prefeitos, chefes de estado, autoridades e atores da sociedade civil e organizações internacionais de toda a América Latina.
Seguido ao encontro, ocorrerá entre 8 e 12 de Dezembro o Acampamento de Mercocidades 2011, a Cúpula Social do Mercosul, o Foro Consultivo de Cidades e Regiões do Mercosul e a Cúpula do Mercosul. Maiores informações sobre a 16ª Reunião de Cúpula da rede Mercocidades no site http://www.mercociudades.org/pt-br/cumbre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário