Com o objetivo de mostrar a planta da área do distrito, explicar o processo de inscrições e seleção para a compra dos primeiros lotes, os valores e regras para o empresariado interessado, o diretor do setor empresarial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Semedes), Jorge Kuhn, conduziu apresentação sobre o Distrito Industrial da Zona Norte na tarde da última sexta-feira. O encontro ocorreu no auditório da Acis/SL e reuniu 25 empresários.
A área no bairro Arroio da Manteiga conta com 30 hectares, dos quais 15 estão disponíveis em 66 lotes. Os demais são área preservação ambiental e institucional. No momento, 16 lotes estão com infraestrutura completa, disponíveis para compra, cujas inscrições devem ser encaminhadas à Semedes até o dia 16 de dezembro. O preço de R$ 89,90 por m², é o equivalente apenas ao investimento do município em infraestrutura.
De acordo com Jorge Kuhn, o Conselho Gestor do Fundo Municipal para o Desenvolvimento Industrial – COMDESI, será responsável por avaliar as empresas inscritas e divulgará as vencedoras. As empresas contempladas poderão começar a construir assim que assinarem a escritura e terão isenção de IPTU e taxa de coleta de lixo por três anos. Entretanto, a prefeitura poderá reaver os lotes se:
- a empresa estiver inadimplente por mais de 120 dias;
- não construir pelo menos 20% da empresa em até 30 meses;
- não começar a operacionalizar em até 36 meses;
- ou não apresentar projeto aprovado pela Prefeitura Municipal de São Leopoldo no prazo máximo de 12 meses.
Além disso, a empresa não poderá se mudar ou vender o lote por até 10 anos. O objetivo destas medidas é evitar a especulação imobiliária. “Por isso é importante que as empresas pensem na possibilidade de expansão dentro do distrito, pois ele foi pensado para empresas realmente estão dispostas a produzir”, disse Kuhn.
Estiveram presentes na apresentação, além dos empresários, o representante da Acis/SL no COMDESI, Davi Dalcin, e o consultor administrativo da ACI/ Sapucaia, que está acompanhando o comitê gestor do Distrito Industrial de Sapucaia do Sul, no qual faz com que o distrito de São Leopoldo seja referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário