terça-feira, 1 de novembro de 2011

São Leopoldo poderá se tornar sub-coordenadora de Ciências e Tecnologia da rede Mercocidades


 

Com o Parque Tecnológico Tecnosinos eleito o melhor do Brasil em 2010 e se consolidando cada vez mais no setor em toda a América latina, São Leopoldo tem ganhado destaque na rede de mercocidades. Durante a participação na 4ª Mostra de Ciências e Tecnologia de São Carlos (SP), o prefeito Ary Vanazzi e Fernando Menezes, titular da Semedes, apresentaram o modelo de políticas públicas do município que fomentam o setor.  
O estande onde São Leopoldo estava representada na Mostra teve um grande número de visitações. Os representantes dos municípios participantes da Unidade Temática de Ciências e Tecnologia da rede Mercocidades buscavam no estande do município informações de como o governo municipal, universidade e parque tecnológico interagem para tornar nosso município referência latino-americana na área.


O modelo tríplice hélice de administração fez tanto sucesso que em 2012, na Reunião de Cúpula da rede de cidades, São Leopoldo poderá se tornar o município sub-coordenador da Unidade Temática de Ciências e Tecnologia. “Para nós é um grande reconhecimento, pois nos esforçamos ao máximo para trabalhar em conjunto com a Unisinos e o Tecnosinos para trazer os benefícios do investimento em tecnologia para a população. Nós aproveitamos também para trazer idéias que hoje estão em prática em outras cidades, para melhorar este ramo, principalmente no que se trata a qualificação de mão de obra” diz Fernando Menezes.

A reunião de cúpula das Mercocidades será realizada na capital do Uruguai, Montevidéo, de 30 de novembro à 2 de Dezembro de 2011. Lá também serão discutidas estratégias e ações futuras da rede. Uma das idéias dos representantes leopoldenses é propor a realização de um encontro de Parques Tecnológicos, aproveitando as potencialidades do novo centro de Eventos. “Ser sub-coordenadora da Unidade Temática de Ciências e Tecnologias pode abrir muitas portas para nossa cidade destacar-se ainda mais, não só para América Latina, mas para o mundo todo. Com isso poderemos atrair investidores estrangeiros para São Leopoldo, gerando mais emprego e renda para a população” diz o prefeito Vanazzi.


Atualmente a coordenação da Unidade Temática é de São Carlos, com sub-coordenação de Tandil, cidade Argentina que já foi sede de vários encontros da rede de mercocidades
www.mercociudades.org/pt-br

Nenhum comentário:

Postar um comentário