quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Sebrae realiza palestra no CDL

Com o objetivo de fortalecer o comércio varejista e aperfeiçoar a gestão de micro e pequenas empresas, o Sebrae realizou na noite de ontem (29) uma palestra para cerca de 40 comerciantes de São Leopoldo. O evento faz parte do projeto Pequenos Aglomerados Comerciais do Vale dos Sinos, inserido no Programa Unicomércio, apresentado no mesmo dia aos presentes.


Marco Copetti, gerente regional do Sebrae no Vale do Sinos, falou da importância de pensar em melhorias para o comércio. “Especialmente neste momento precisamos pensar se estamos preparados para atender esse público cada vez mais ávido por consumir”, explicou Copetti.


A gerente do projeto, Maria Anunziata Mirabelli, explicou os objetivos, ações e resultados esperados. Voltados a micro e pequenas empresas do comércio varejista de bens e serviços, o programa conta com ações de capacitação e consultoria em marketing e vendas, gestão de finanças, campanhas e eventos, feiras e missões empresariais e melhorias no ambiente externo das lojas. Com isso espera-se, a cada ano atingir 70% de aplicabilidade das ferramentas de gestão disponibilizadas pelo Sebrae às empresas participantes e 80% de satisfação das mesmas.

Após a apresentação do projeto, Anunziata convidou os presentes para a Audiência Pública da Rua Grande, que acontecerá no dia 05 de dezembro, também no auditório do CDL, às 19h30. O evento seguiu coma apresentação da palestra “Minha Loja Vencedora”, do arquiteto Adriano Braga.

O palestrante apresentou casos de sucesso e outros que deveriam ser repensados. Adriano deu dicas de como se posicionar no mercado, conhecer o cliente e da importância de ter controle dos lucros. Fachadas, ambiente interno, administração da cadeia de fornecedores para o melhor atendimento ao cliente foram outros aspectos abordados.

Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo telefone 3575 3760 ou pelo email marialm@sebrae-rs.com.br. O Sebrae de São Leopoldo fica na José Bonifácio, 204, no centro.

Estão abertas inscrições para comercializar no Caminhos do Natal 2011

Os artesãos que quiserem ser fornecedores do Papai Noel já podem ir se preparando. As inscrições para expor no Caminhos do Natal 2011 estão abertas e vão até o dia 5 de dezembro na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Semedes).
Serão ao todo 14 espaços para comercialização no evento, sendo 9 de artesanato e 5 de produtos alimentícios. Para participar, basta comparecer na Semedes munido de Comprovante de residência, carteira de identidade, carteirinha de artesão e CPF, das 10h às 17h. Lembrando que somente artesãos leopoldenses poderão expor.
O Caminhos do Natal ocorre do dia 13 ao dia 18 de dezembro na praça 20 de Setembro, ao lado do Centro Cultural Viana Moog. Além de exposição de produtos, o evento contará com a Casa do Papai Noel e shows musicais entre outras atrações. A seleção dos candidatos a expor no evento será no dia 6 de Dezembro, às 16h na Semedes. Mais informações através do telefone 3589-5790.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Reunião de Cúpula das Mercocidades poderá beneficiar São Leopoldo

Rumo a Montevideo, no Uruguai, o secretário municipal de desenvolvimento econômico e social, Fernando Menezes, parte hoje para participar da 16ª Reunião de Cúpula da Rede de Mercocidades. O evento que reúne as principais cidades da América Latina, participantes do Mercosul, traçará estratégias e definirá as ações do grupo para o ano de 2012.

Para São Leopoldo a reunião é de suma importância, pois a cidade poderá ser escolhida como sub-coordenadora da Unidade Temática de Ciências e Tecnologia da rede. Isso significa maior representatividade no setor perante todo o continente.

A escolha se justifica pelo modelo de atuação tríplice hélice do governo municipal para fomentar a área tecnológica na cidade. O modelo é o resultado de parceria entre universidade, iniciativa privada e governo, que juntos investem na área com resultados claros, como por exemplo a rápida expansão do Parque Tecnológico São Leopoldo, mais conhecido como Tecnosinos. O parque, por sua vez, também é exemplo para todo o Brasil, eleito o melhor do país em 2010. Todos estes quesitos tornam nossa cidade referência.

Atualmente a coordenação da Unidade Temática de Ciências e Tecnologia é da cidade paulista de São Carlos, e a sub-coordenação é de Tandil, na Argentina. Se a escolha ocorrer de acordo com o esperado, a cidade Argentina será a coordenadora da unidade em 2012, com a sub-coordenação de São Leopoldo. “Este título é de extrema importância para nossa cidade, que atrairá feiras na área tecnológica e científica, a exemplo de São Carlos, que teve sua própria feira da rede em outubro. O município, que agora conta com o novo centro de eventos, trará rodadas de negócios, exposições e feiras, beneficiando os empresários que aqui já habitam e atraindo mais empresas. Tudo isto gera emprego, renda e qualidade de vida para toda a cidade”, diz Fernando Menezes.

O prefeito Ary Vanazzi partirá para Montevideo no dia primeiro de dezembro para participar do encontro, que vai de 30 de novembro a 2 de Dezembro. O tema da reunião é “Cidadania MERCOSUL: livre circulação de pessoas, um direito fundamental”. Participarão prefeitos, chefes de estado, autoridades e atores da sociedade civil e organizações internacionais de toda a América Latina.
Seguido ao encontro, ocorrerá entre 8 e 12 de Dezembro o Acampamento de Mercocidades 2011, a Cúpula Social do Mercosul, o Foro Consultivo de Cidades e Regiões do Mercosul e a Cúpula do Mercosul. Maiores informações sobre a 16ª Reunião de Cúpula da rede Mercocidades no site http://www.mercociudades.org/pt-br/cumbre.  

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Vereadores buscam informações para distrito industrial na Feitoria

Com o objetivo de buscar informações sobre o aproveitamento da Zona Industrial da Feitoria, localizada na Rua Odilo Aluysio Daudt, para fins de instalação de empresas, os vereadores Carlinhos Fleck e Geraldo Passos estiveram em reunião na manhã de hoje (25) com o diretor de empresarial da Secretaria de Desenvolvimeto Econômico e Social (Semedes) Jorge Kuhn.

Segundo Jorge Kuhn, existe interesse do setor habitacional e também há demanda para instalação de indústrias no local. Entretanto, o governo municipal sustenta que é importante manter a possibilidade de investimento do setor produtivo com meio de garantir geração de emprego e renda, além da arrecadação necessária para os serviços que a prefeitura presta.

Além de distrito, a área poderá ser utilizada por uma única empresa ou tornar-se um condomínio industrial privado. A Semedes se colocou à disposição para, com outras secretarias e autarquias do município, estudar as possibilidades de utilização da área a partir das manifestações de empresas.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A melhor opção para investimentos internacionais da região

São Leopoldo está caminhando rumo ao desenvolvimento. Com visitas de representantes técnicos da Hyundai Elevadores para avaliar o município, o governo municipal está se mobilizando para trazer a empresa e todos os benefícios que sua vinda acarreta. Dentre as três opções que os empresários têm para instalar a fábrica de elevadores, São Leopoldo é o mais preparada.

Audiência Pública discutiu escola técnica com a população

Mão de obra qualificada: Além de estar pleiteando uma Escola Técnica Federal em Brasília, nossa cidade tem investido em formação profissional do cidadão. Em parceria com a Unisinos, o município lançou em Setembro o programa Banco de Talentos, que leva alunos do ensino médio para conhecer o Parque Tecnológico Tecnosinos e as empresas que lá estão instaladas. Além disso, o Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) oferece mais de mil vagas para estudantes participarem de cursos técnicos em 14 escolas municipais. Além dos 15 cursos oferecidos pelo Plano Territorial de Qualificação que a Comissão Municipal do Emprego, presidida pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Fernando Menezes, lançou em Outubro. Assim como a recente possibilidade de intercâmbios entre universitários brasileiros e chineses, oportunizada pela viajem do poder municipal à China em Julho.

Empresários assistiram apresentação do edital do Distrito
Industrial da Zona Norte - Arroio da Manteiga
Economia variada: Característica da colonização alemã, a economia multissegmentada de São Leopoldo contribui para a vinda de uma multinacional com o fornecimento de matéria prima e serviços. Com o setor metal mecânico em expansão, o fornecimento de aço e metais para a produção da coreana será facilitado, reduzindo custo em logística. O fomento à economia também vem da infraestrutura que o município está providenciando para os dois novos Distritos Industriais da cidade.




Área do Distrito Industrial da Zona Norte - Arroio da Manteiga
Relações internacionais amplas: Participante da Rede Mercocidades desde 2007, São Leopoldo está prestes a se tornar Subcoordenadora da Unidade Temática de Ciências e Tecnologia do grupo em 2012. Com este amplo espaço de troca de experiências em políticas públicas para o desenvolvimento da cidade, o governo municipal está em constante evolução em relações público-privadas. Além disso, o governo Vanazzi planeja a execução de feiras empresariais com rodadas de negócios, oportunizando crescimento para a cidade e as empresas nela instaladas.



São Leopoldo é a cidade mais votada para receber a Hyundai

Na manhã de hoje, 23/11, São Leopoldo foi a cidade que levou 47%  dos votos por telefone e 75,73% dos votos pela internet para receber a fábrica de elevadores Hyundai, no programa Polêmica da Rádio Gaúcha. O Governo Municipal estava representado pelo Secretário de Planejamento Urbano, Paulo Borba.



A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, dirigida pelo Secretário Fernando Menezes, não mediu esforços para realizar a melhor proposta à empresa de elevadores, sendo que o desenvolvimento econômico municipal está muito aquecido e propício para novas investimentos.
"Podemos dizer que a proposta que realizamos para a Hyundai é para fomentar ainda mais o município e também o Vale dos Sinos, somos um município com uma diversidade de economia e isso chama a atenção dos investidores", destacou Menezes

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Reunião com SEBRAE planeja ações de 2012

Na manhã de hoje (22), o secretário de desenvolvimento econômico e social Fernando Menezes reuniu-se com o gerente regional do Vale dos Sinos e Paranhana do SEBRAE, Marco Copetti, para tratar de convênio para o próximo ano.

Durante o encontro, Marco Copetti convidou o secretário para a apresentação da Carteira de Projetos do SEBRAE para 2012, no próximo dia 28, às 9h, e para a apresentação do projeto Unicomércio, no dia 29, à noite, que no próximo ano terá um foco diferente.

Segundo Marco, o projeto Unicomércio irá se distanciar um pouco do projeto de Revitalização da Rua Grande e abordar outras ruas do centro, até porque a maior parte dos micro e pequenos empresários não estão na Independência e, sim, no entorno.  “Este encontro dia 29 será uma oportunidade para a prefeitura falar sobre a revitalização e uma possível ampliação para o resto do centro”, afirmou Copetti.

Além dos convites, a reunião serviu para tratar da possibilidade de criação de uma feira de negócios para São Leopoldo. “As empresas precisam conhecer umas às outras, pois às vezes a matéria prima de que necessitam está no município, a menor custo e logística facilitada, mas  muitos não têm conhecimento disso”, afirmou Menezes. O SEBRAE irá elaborar uma proposta de feira que será analisada em próxima reunião.

Outra ação pensada durante o encontro diz respeito ao comércio ilegal na Estação Unisinos do Tresnurb ainda este ano. Segundo o secretário é preciso ir além da fiscalização. “Só ficalizar e multar não basta. Precisamos dar orientação e oportunidade para a legalização do seu comércio atualmente irregular”, disse. A assessoria para a sensibilização para regularização é a missão maior do Sebrae, afirmou Copetti, que ficou à disposição para a organização desta ação. 



segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Vanazzi reúne prefeitos para tratar o projeto de Portos na região

O prefeito Ary Vanazzi reuniu-se em seu gabinete com os prefeitos Darci José Lauermann, de São Sebastião do Caí e Percival de Oliveira de Montenegro. O objetivo do encontro era verificar o interesse dos municípios e a criação de um movimento forte em prol dos novos portos no estado. A criação de uma equipe com representantes dos municípios para a apresentação da ideia junto ao deputado Beto Albuquerque foi outra meta da reunião.
Também estiveram presentes o engenheiro industrial da Agência Nacional de Transportes Aquaviários - ANTAQ, Paulo Duhá, o secretário de desenvolvimento econômico e social Fernando Menezes e o secretário geral de governo Olger Perez.
Durante o encontro, o prefeito Ary Vanazzi ressaltou a importância e os benefícios, principalmente econômicos, que os portos trarão aos municípios. Segundo Vanazzi a indústria vai para os pólos onde há maior facilidade de transporte. “Com os portos a arrecadação do município aumenta devido ao incentivo que dá às empresas e isso se reverte ao município”, afirmou.
Vanazzi disse ainda que serão retirados entre 40% e 60% dos caminhões da estrada com o carregamento de cargas, desobstruindo as principais rodovias do estado.  Além disso, o custo do transporte terrestre é maior para as empresas, fazendo com que a possibilidade de escoamento de produção mais barata de um porto seja mais um atrativo econômico para as cidades.
Os prefeitos Darci José Lauermann e Percival de Oliveira lembraram a importância de envolver o empresariado no projeto e saber se há parceiros interessados em investir e interessados na utilização do serviço. De acordo com Vanazzi há grande interesse do poder público federal e estadual em investir em terminais portuários no estado e empresas como a Gerdau e a Stihl tambémjá demonstraram grande interesse.
De acordo com Paulo Duhá em cerca de 15 dias o roteiro dos caminhos dos portos estará pronto para a consolidação dos terminais hidroviários nas três cidades.

Distrito Industrial é apresentado aos empresários

Com o objetivo de mostrar a planta da área do distrito, explicar o processo de inscrições e seleção para a compra dos primeiros lotes, os valores e regras para o empresariado interessado, o diretor do setor empresarial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Semedes), Jorge Kuhn, conduziu apresentação sobre o Distrito Industrial da Zona Norte na tarde da última sexta-feira. O encontro ocorreu no auditório da Acis/SL e reuniu 25 empresários.


A área no bairro Arroio da Manteiga conta com 30 hectares, dos quais 15 estão disponíveis em 66 lotes. Os demais são área preservação ambiental e institucional. No momento, 16 lotes estão com infraestrutura completa, disponíveis para compra, cujas inscrições devem ser encaminhadas à Semedes até o dia 16 de dezembro. O preço de R$ 89,90 por m², é o equivalente apenas ao investimento do município em infraestrutura.

De acordo com Jorge Kuhn, o Conselho Gestor do Fundo Municipal para o Desenvolvimento Industrial – COMDESI, será responsável por avaliar as empresas inscritas e divulgará as vencedoras. As empresas contempladas poderão começar a construir assim que assinarem a escritura e terão isenção de IPTU e taxa de coleta de lixo por três anos. Entretanto, a prefeitura poderá reaver os lotes se: 
- a empresa estiver inadimplente por mais de 120 dias;
- não construir pelo menos 20% da empresa em até 30 meses;
- não começar a operacionalizar em até 36 meses;
- ou não apresentar projeto aprovado pela Prefeitura Municipal de São Leopoldo no prazo máximo de 12 meses.

Além disso, a empresa não poderá se mudar ou vender o lote por até 10 anos. O objetivo destas medidas é evitar a especulação imobiliária. “Por isso é importante que as empresas pensem na possibilidade de expansão dentro do distrito, pois ele foi pensado para empresas realmente estão dispostas a produzir”, disse Kuhn.

Estiveram presentes na apresentação, além dos empresários, o representante da Acis/SL no COMDESI, Davi Dalcin, e o consultor administrativo da ACI/ Sapucaia, que está acompanhando o comitê gestor do Distrito Industrial de Sapucaia do Sul, no qual faz com que o distrito de São Leopoldo seja referência.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Secretário Menezes participa de entrevista em Rádio comunitária na Feitoria


A convite do apresentador Wagner Pehls, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Fernando Menezes, participou na sexta (11), do programa Rede Social da rádio comunitária Feitoria FM 87,9, no bairro de mesmo nome na zona leste de São Leopoldo.
A conversa abordou desde a Feira Popular, que havia começado no dia da entrevista, a diversos incentivos que a Semedes busca e dá para os pequenos empreendedores leopoldenses.
A participação de Fernando serviu também para convidar a população para a Feira Popular da Zona Leste, que contou com diversos expositores que comercializaram alimentos, produtos artesanais e diversos itens produzidos por eles e que terminou no domingo (13).

O programa Rede Social vai ao Ar todas as Sextas, das 17h15 às 17h45, tratando sempre de temas sociais e trazendo serviço pra população da Feitoria e do bairro Canudos em Novo Hamburgo. A rádio Feitoria FM 87,9 já funciona há cerca de dez anos e é uma rádio comunitária.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Metalúrgica planeja crescimento junto com auxílio da Semedes

Alguns produtos da Sanchez
Crescimento é o principal objetivo da metalúrgica Sanchez. Com 22 anos de mercado a metalúrgica quer expansão. De olho em uma fatia que cresce exponencialmente no mercado, a empresa tem um projeto de ampliação que soma sua prestação de serviço com produção própria. Para isso a Sanchez necessita de um prédio maior em uma área de no mínimo 8 mil metros quadrados. E para auxiliá-la neste crescimento o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Fernando Menezes, participou de uma reunião na metalúrgica na tarde de hoje.
Já há três anos a empresa planeja sua expansão com a produção de cilindros mestres de freios automotivos. Após observar o crescimento do consumo deste produto no mercado interno brasileiro somado a uma pesquisa que índica a interiorização de serviços na industria de modo geral, a Sanchez percebeu que o futuro indicava a produção deste artigo.

Segundo uma pesquisa feita pela própria empresa durante a feira de negócios automotivos AUTOMEC, a frota de veículos brasileiros já passa dos 65 milhões de veículos, sem incluir motocicletas. “Com uma frota deste tamanho nas ruas, a utilização do freio é muito maior do que era antigamente e isso demanda um crescimento na produção. É nesse mercado em crescimento que queremos entrar” diz o Sócio-diretor Régis Sanchez. “O freio é o segundo item mais importante na inspeção veicular” completa.
Com um planejamento de início de um ano e meio, a metalúrgica procurou o secretário Menezes para pedir ajuda para obter um terreno onde construir o novo prédio. O Secretário Fernando Menezes destaca a parceria do governo para o crescimento da empresa. “Somos parceiros da Metalúrgica Sanchez e a equipe da Semedes vai trabalhar com máxima agilidade para achar a área ideal para a empresa instalar-se” diz Menezes.
Durante a reunião a diretoria da Sanchez e o Secretário Menezes pensaram na vinda de uma feira de negócios do setor metal mecânico em São Leopoldo. “Cerca de 40% dos participantes da feira paulista AUTOMEC tinham poder de decisão e compra, isso gera uma grande oportunidade de negócios para os empresários da cidade anfitriã” afirma Régis Sanchez. “Vamos articular com a ACIS, o CDL e todos os empresários do setor metal-mecânico para realizar uma grande feira, aproveitando todo o potencial econômico da cidade e utilizando a nova infraestrutura do centro de eventos” afirma Menezes. O titular da Semedes, já desenvolve a idéia de trazer feiras com rodadas de negócios desde sua posse como secretário de desenvolvimento. “Há planos de também trazer para São Leopoldo uma feira de ciências e tecnologia com a presença de representantes de municípios e empresas de toda a rede Mercocidades” comenta.




Após reunião Sanchez ofereceu almoço para o grupo


terça-feira, 8 de novembro de 2011

Secretário Menezes reúne-se e debate venda de lotes do Distrito Industrial com COMDESI.


Após o lançamento do edital de venda dos primeiros lotes do Distrito Industrial da Zona Norte de São Leopoldo ontem à tarde, Fernando Menezes, titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Semedes) reuniu-se às 17h30min com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Industrial (COMDESI) no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACIS).
A pauta da reunião foi a apresentação da planta final do Distrito, após levantamentos topográficos e a alteração do regimento interno do Conselho para a adequação ao financiamento dos primeiros lotes que serão vendidos.
Durante o encontro foram debatidos temas como critérios técnicos de como o conselho escolherá as empresas a serem contempladas entre as interessadas nos lotes e como o contrato de venda do lote deverá evitar a especulação imobiliária do local. O secretário Menezes e sua equipe ainda explicaram detalhadamente o cálculo que definiu o valor de custo de cada lote para a venda.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Lançado o edital de venda de lotes do Distrito Industrial da Zona Norte

Na presença de empresários e autoridades locais, foi lançado hoje (07) o edital de venda dos primeiros lotes do Distrito Industrial da Zona Norte.


Neste primeiro momento são 16 lotes à venda com estrutura completa. Dez deles fazem frente para a Estrada do Socorro e seis para a Henrique Bier. Ao todo o empreendimento conta com 66 lotes.

De acordo com o secretário de desenvolvimento econômico e social (Semedes) Fernando Menezes, são quase R$ 12 milhões de investimento em infraestrutura urbana, como pavimentação, esgoto e energia elétrica. “Estamos doando a área estruturada e cobrando o investido em até 48 vezes”, afirma Menezes.

“Esperamos que as vendas sejam efetuadas brevemente, colocando o distrito em funcionamento e gerando desenvolvimento econômico para a cidade, para que São Leopoldo seja ícone nesta área”, disse Fernando.

O prefeito Ary Vanazzi aproveitou o evento para avisar aos empresários que a prefeitura está pensando em  todas as questões necessárias para agilizar o funcionamento do distrito, incluindo acordos de linhas de crédito com os bancos para as empresas construírem no local.

Segundo Davi Dalcin, diretor da empresa Frontec e representante da ACIS-SL, o distrito é um pontapé inicial para a vinda e consolidação de grandes empresas.

As solicitações de compra devem ser feitas do dia 17 de novembro até o dia 16 de dezembro, segundo Jorge Kuhn, diretor do setor empresarial da Semedes. Os empresários poderão indicar até três lotes de seu interesse, desde que ambos não ultrapassem o tamanho do maior lote do distrito. E entre os dias 16 de dezembro e 23 de janeiro, a equipe técnica do distrito avaliará cada empresa interessada nestes lotes e definirá os compradores neste primeiro momento.

O Distrito Industrial da Zona Norte está localizado no bairro Arroio da Manteiga, entre a Avenida Henrique Bier e a Estrada do Socorro e tem 30 hectares de área, das quais 15  são área de preservação ambiental.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Edital de compra de lotes do Distrito Industrial Zona Norte será lançado


Na próxima segunda, dia 7, será lançado o edital para venda dos primeiros lotes no Distrito Industrial da Zona Norte. O ato ocorrerá no salão nobre da prefeitura às 14h com a presença do prefeito Ary José Vanazzi, e do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Fernando Menezes. Empresários que demonstram interesse pelos lotes foram convidados a participar.
Inicialmente, o documento que será lançado segunda dará início ao processo de venda de 17 lotes do Distrito que já contam com infraestrutura urbana, como pavimentação, esgoto e energia elétrica. Localizado no bairro Arroio da Manteiga em São Leopoldo, o local conta ao todo com 66 lotes que medem de mil a quatro mil e oitocentos metros quadrados.
A área de 30 hectares foi comprada pela prefeitura, que está realizando obras de infra-estrutura do Distrito, que custarão R$11,4 milhões de reais. A Semedes, através da diretoria de Desenvolvimento Empresarial, já cadastrou mais de 120 empresas interessadas em se instalar na área.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

São Leopoldo poderá se tornar sub-coordenadora de Ciências e Tecnologia da rede Mercocidades


 

Com o Parque Tecnológico Tecnosinos eleito o melhor do Brasil em 2010 e se consolidando cada vez mais no setor em toda a América latina, São Leopoldo tem ganhado destaque na rede de mercocidades. Durante a participação na 4ª Mostra de Ciências e Tecnologia de São Carlos (SP), o prefeito Ary Vanazzi e Fernando Menezes, titular da Semedes, apresentaram o modelo de políticas públicas do município que fomentam o setor.  
O estande onde São Leopoldo estava representada na Mostra teve um grande número de visitações. Os representantes dos municípios participantes da Unidade Temática de Ciências e Tecnologia da rede Mercocidades buscavam no estande do município informações de como o governo municipal, universidade e parque tecnológico interagem para tornar nosso município referência latino-americana na área.


O modelo tríplice hélice de administração fez tanto sucesso que em 2012, na Reunião de Cúpula da rede de cidades, São Leopoldo poderá se tornar o município sub-coordenador da Unidade Temática de Ciências e Tecnologia. “Para nós é um grande reconhecimento, pois nos esforçamos ao máximo para trabalhar em conjunto com a Unisinos e o Tecnosinos para trazer os benefícios do investimento em tecnologia para a população. Nós aproveitamos também para trazer idéias que hoje estão em prática em outras cidades, para melhorar este ramo, principalmente no que se trata a qualificação de mão de obra” diz Fernando Menezes.

A reunião de cúpula das Mercocidades será realizada na capital do Uruguai, Montevidéo, de 30 de novembro à 2 de Dezembro de 2011. Lá também serão discutidas estratégias e ações futuras da rede. Uma das idéias dos representantes leopoldenses é propor a realização de um encontro de Parques Tecnológicos, aproveitando as potencialidades do novo centro de Eventos. “Ser sub-coordenadora da Unidade Temática de Ciências e Tecnologias pode abrir muitas portas para nossa cidade destacar-se ainda mais, não só para América Latina, mas para o mundo todo. Com isso poderemos atrair investidores estrangeiros para São Leopoldo, gerando mais emprego e renda para a população” diz o prefeito Vanazzi.


Atualmente a coordenação da Unidade Temática é de São Carlos, com sub-coordenação de Tandil, cidade Argentina que já foi sede de vários encontros da rede de mercocidades
www.mercociudades.org/pt-br