quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Assinada a Ordem de Início do estudo ambiental para terminal portuário no Rio dos Sinos


Na tarde desta terça-feira o projeto para a criação do Porto deu seu primeiro passo rumo ao estudo ambiental. O prefeito Ary Vanazzi e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social Fernando Menezes, que é coordenador responsável pela implantação do projeto, reuniram no gabinete do prefeito autoridades locais e o representante da empresa Gestaris, vencedora da licitação, para a assinatura da Ordem de Início de elaboração da componente ambiental do projeto conceitual de instalação portuária de pequeno porte no Rio dos Sinos.  Estiveram presentes o vereador Henrique Prieto, o secretário adjunto de Meio Ambiente Luiz Henrique Scharlau e o administrador sócio da Gestaris, Jorge Henrique Packeiser.

Jorge Henrique Packeiser, da Gestaris
Segundo Packeiser, o transporte no rio é mais econômico e pouco impactante ambientalmente. “Com base no projeto conceitual iremos cruzar as análises ambientais para conseguir a licença prévia ambiental e então partir para a busca da licença de instalação”, afirmou o representante da Gestaris.


O vereador Henrique Prieto aplaudiu a iniciativa, mas mostrou-se cauteloso em relação ao cuidado com o Rio. De acordo com o prefeito, não há motivos para preocupação, pois o porto só trará benefícios, pois o rio apresentará benefícios econômicos e isto trará maior cuidado com o rio, pois seu foco não será apenas ambiental, mas também econômico. “Estamos tomando todas as precauções para que o porto seja viável social, ambiental e economicamente. Com o valor econômico agregado, além de ser uma solução para as estradas do estado, o rio será devolvido à natureza”, disse Vanazzi.

Segundo o secretário Fernando Menezes,  este é apenas o primeiro passo para cumprir todos os requisitos  do governo federal e da ANTAQ para a construção  do terminal portuário no Rio dos Sinos. “O próximo passo é encaminhar a licitação do projeto executivo”, afirmou Menezes.

O prazo para finalização dos estudos ambientais que serão acrescidos à componente ambiental do projeto conceitual de instalação é de 120 dias, mas, segundo Packeizer, o objetivo é concluir antes.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário