terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Segunda audiência sobre a independência apresenta mudanças no projeto

O auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-SL) recebeu na noite de ontem (05) representantes do poder público municipal e comerciantes da Rua Independência para o segundo debate sobre a revitalização da via. O secretário municipal de desenvolvimento econômico e social, Fernando Menezes, apresentou o projeto com modificações sugeridas pelos cidadãos na primeira audiência, realizada em abril, e guiou o debate.

Durante a audiência foram destacados pontos chaves o projeto, como a importância da reforma do sistema de esgoto da rua, que separará o esgoto cloacal do pluvial e aumentará o número de bocas de lobo ao longo da rua, evitando alagamentos. Outro ponto de fundamental importância, apontado por Fernando, foi a reforma das redes lógicas e elétricas, que melhorarão a prestação de serviço na rua. O secretário ainda destacou que o projeto não está estagnado. “Há reunião entre as secretaria envolvidas todas as sextas-feiras, para que o projeto siga melhorando até o início das obras”, diz Menezes.

O secretário Fernando colocou aos lojistas a duração das obras. A prefeitura fará a contratação de uma só empresa que realizará todas as reformas necessárias, assumindo toda a responsabilidade da obra, fazendo assim o serviço com maior agilidade.

A questão do estacionamento somente no lado esquerdo da rua foi abordada do ponto de vista da acessibilidade. O secretário afirmou que é preciso reduzir o estacionamento para que as calçadas sejam alargadas. “Se formos levar em consideração que as orelhas vão ser eliminadas completamente, haverá uma compensação de espaço, pois hoje estes artifícios para alargar a calçada em alguns pontos também tiram vagas de estacionamento”, disse Fernando Menezes.

Quanto ao assunto mesas dos bares, o Arquiteto Sidnei Ilhosa, também presente na palestra, citou a lei que rege o passeio público, que obriga que o equipamento urbano, como lixeiras, postes, árvores e piso tátil para deficientes seja instalado próximos ao meio fio, deixando espaço para as mesas apenas no lado interno da calçada.

A mesa de autoridades foi composta pelo próprio secretário Menezes, pelo vereador Carlos Fleck, pela diretora de projetos do Sebrae, Maria Anunziata, Cristina Stürmer, representando a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de São Leopoldo (ACIS-SL), Sandro Cassel, presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Nilo Renato Pereira, do Unicomércio e José Derdi, diretor de eventos da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Leopoldo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário