A manhã foi de apresentação do projeto de Revitalização da Independência para os membros da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de São Leopoldo. Os quase 40 representantes de estabelecimentos comerciais participaram do evento liderado pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Fernando Menezes, auxiliado pelo arquiteto da Secretaria Municipal de Planejamento, Sidnei Ilhosa.
Ambos apresentaram, após café da manhã oferecido pela associação, as mudanças estéticas e estruturais que o projeto propõe para a principal rua comercial do município. Logo em seguida abriram para o debate, respondendo a perguntas e esclarecendo pontos. Participaram do encontro a Secretária de Turismo, Iara Cardoso, o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Sandro Cassel, o gerente regional do Sebrae, Marco Copetti, junto com Maria Anunciatta, o presidente da ACIS, Luiz Francisco Calgaroto e o vereador Fernando Henning.
A conversa, que teve início às 8h, terminou por volta das 10h40min. Para fechar o evento, o secretário Menezes fez questão de deixar claro o quão democrático está sendo o processo de elaboração do projeto. “Após três audiências públicas, duas reuniões exclusivas com donos de bares, diversas reuniões com o Unicomércio apoiadas pelo Sebrae, visitas à modelos de shoppings ao céu aberto que deram certo em São Paulo, Curitiba e Argentina, trocando experiências com lojistas que comandaram e contribuíram até mesmo financeiramente com estes projeto, recebermos consultores de fora do estado, acredito que tratamos do tema com bastante flexibilidade. Recebemos diversas solicitações assinadas pela própria ACIS e às atendemos” diz Menezes
Segundo ele, a grande polêmica gira em torno do posicionamento das mesas e cadeiras dos bares na calçada da rua. “O governo não abre mão de que as mesas fiquem junto às fachadas, pois isto beneficia o cidadão do ponto de vista da acessibilidade. Esta decisão é baseada na legislação que dita que os aparelhos urbanos devem estar situados junto ao meio fio e deverão ser acessados com facilidade pelo cidadão, inclusive os portadores de necessidades especiais” esclarece o secretário.
Menezes também diz que aceita as críticas feitas sobre a fiscalização comercial da rua. “Montaremos uma equipe especial para a Rua Independência e seus arredores e visando o benefício dos lojistas, como coordenador do projeto de revitalização, farei o máximo para que o projeto seja realizado com eficiência e agilidade” encerra o Fernando Menezes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário