quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Tecnologia no Rio Grande do Sul: modelo leopoldense é apresentado às Mercocidades


A manhã de hoje (15) foi recheada de experiências   tecnológicas para os participantes do I encontro de Parques Tecnológicos da   Rede Mercocidades. O segundo dia de evento contou com apresentações sobre o   Parque Tecnológico Tecnosinos, sobre o Programa RS Tecnópole, e com o   “Seminário de Oportunidades do Setor de Semicondutores”.  A   atividade contou com a presença da deputada federal Ana Affonso e do prefeito   Ary Vanazzi, que abriu oficialmente o Encontro no início da   manhã.


Vanazzi atentou para a importância da relação de   apoio e fortalecimento entre os países do Mercosul, especialmente entre as   Mercocidades. “Se não pensarmos em uma política econômica para o Mercosul, não   teremos força para competir com as grandes empresas da Europa e da Ásia.   Precisamos fortalecer cada vez mais a integração entre as Mercocidades”,   alertou o prefeito.

Outro aspecto ressaltado por Vanazzi foi o   desenvolvimento social. Segundo ele, de nada adiantaria ter tecnologia e um   grande parque tecnológico se isso não se refletisse em distribuição de renda,   educação e trabalhos sociais para a população. “Este é o objetivo da Tríplice   Hélice”, afirmou ao se referir ao modelo de governança   governo-empresas-universidade, presente no Tecnosinos.

Além de representantes de parques tecnológicos e   empresas das Mercocidades do Uruguai, da Argentina e do Brasil, estiveram   presentes o gerente regional do Sebrae Marco Coppeti, a gerente executiva do   Programa RS Tecnópole, Ranata Dallaméa, representando a Secretaria da Ciência,   Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do RS, o representante das empresas do   Tecnosinos, Oldemar Plantikow Brahm, a presidente da ACIS São Leopoldo, Ângela   Maria Herzer dos Santos, a gerente executiva do Tecnosinos, Susana Kakuta, o   secrtário de desenvolvimento econômico e Social Jorge Kuhn e o secretário de   relações internacionais Espartaco Dutra.

Sobre o Tecnosinos – Com 74 empresas e grande   potencial de internacionalização, o Parque Tecnológico de São Leopoldo –   Tecnosinos foi considerado o melhor parque tecnológico do país em 2010 e a   incubadora presente no Complexo Tecnológico Unitec foi considerada a melhor do   mundo no último ano.  Administrado pelo modelo pioneiro de   tríplice hélice, uma aliança entre setor empresarial, universidade e governo   municipal, conta com empresas especializadas em de Comunicação e Convergência   Digital, Alimentos Funcionais e Nutracêutica e Tecnologias Socioambientais e   Energia de nove países diferentes. O formato de administração conjunta fez   tanto sucesso, que hoje é referência na américa latina, ajudando a garantir o   título de cidade subcoordenadora da Unidade Temática de Ciências e Tecnologia   da Rede Mercidades.

Fotos: Charles   Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário