quinta-feira, 9 de agosto de 2012

São Leopoldo promove 1º Encontro de Parques Tecnológicos da Rede Mercocidades

A cidade de São Leopoldo, que é subcoordenadora da Unidade Temática de Ciências e Tecnologia da Rede Mercocidades, sedia, entre os dias 14 e 15 de agosto de 2012, o 1º Encontro de Parques Tecnológicos da Rede. O objetivo do encontro é propiciar a integração entre as cidades da Rede que têm trabalho ou interesse na área de tecnologia.

Com participação de municípios da Argentina, do Uruguai e do Brasil, o encontro irá proporcionar oportunidades de aproximação e negócios entre as empresas de TI sediadas nas cidades participantes: Buenos Aires, Rafaela, Rosário, Santa Fé e Tandil, Maldonado e Mentevidéu, Belo Horizonte, Guarulhos, Recife e São Carlos.
Complexo Tecnológico Unitec - Parque Tenológico Tecnosinos

Confira a programação do Encontro:

Dia 14 de agosto - Auditório do Sindimetal (Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo)


13:30 – Palestra Oportunidades da Copa do Mundo de 2014 para empresas de TI –  organização do Sebrae

16:00 – Seminário de Apresentação dos Parques Tecnológicos e Incubadoras inscritas

18:30 – Rodada de negócios com empresas de TI – organização do Sebrae


Dia 15 de agosto – Auditório do Complexo Tecnológico Unitec (Unisinos)


09:00 – Abertura Oficial do Evento e Apresentação do Parque Tecnológico Tecnosinos

10:30 – Seminário sobre oportunidades da indústria de semicondutores


O 1º encontro de Parques Tecnológicos é uma promoção da Prefeitura Municipal de São Leopoldo em parceria com o Sebrae e o Tecnosinos e apoio da ACIS São Leopoldo, Sindimetal e Rede Mercocidades, com patrocínio do Banrisul.


Para entender melhor: O que é a Rede Mercocidades

A Rede Mercocidades foi fundada durante o Seminário “MERCOSUL: Oportunidades e desafios para as cidades” em 1995, em Assunção, no Chile. O encontro foi organizado pela União de Cidades Capitais Iberoamericanas, sub-regionais Cone Sul, que assinaram uma Declaração de suas intenções de criar uma rede de cidades para trocar experiências e conhecimentos. Participaram da criação da rede cidades do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai. Os objetivos principais da rede são criar conexões que possibilitem a troca de experiências nas áreas de tecnologia, desenvolvimento econômico, cultural e promover uma maior participação das cidades no MERCOSUL.

Com grande participação nos eventos realizados pelo Grupo de Mercocidades durante o ano passado, São Leopoldo foi votada pela 16ª reunião de Cúpula do grupo de Mercocidades, que ocorreu em Montevidéu, no Chile, em dezembro de 2011, onde conseguiu o título de subcoordenador da Unidade Temática de Ciências e Tecnologia da Rede. A escolha foi justificada pelo modelo de gestão integrada de tríplice hélice que comanda o Parque Tecnológico Tecnosinos e pelo histórico de investimentos da cidade em tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário