segunda-feira, 26 de março de 2012

UFRGS realiza segunda etapa do Swot sobre o Mapa Econômico de São Leopoldo


Durante todo o dia de hoje (23), no Centro das Indústrias de São Leopoldo, a segunda etapa do Swot do Mapa Econômico de São Leopoldo, entidades empresariais do município estiveram reunidas com o objetivo de criar um documento com o perfil econômico de São Leopoldo. A pesquisa, realizada pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, foi encomendada pela prefeitura no ano passado.
Representantes dos principais setores econômicos do município
discutiram os rumos de São Leopoldo para 2030

Segundo o coordenador da pesquisa, Prof. Dr. Eugênio Lagemann, o estudo está constituído em várias etapas.  A primeira foi o diagnóstico da economia leopoldense: como era antigamente e como está hoje. Este processo, segundo Lagermann, apontou os pontos fortes e fracos em termos econômicos e sociais. “Esta etapa, agora, irá apontar os cenários do futuro de São Leopoldo descritos pelas lideranças aqui presentes. Esse processo buscará definir as ações que eles acreditam ser necessárias para o futuro da cidade”, disse.
A principal questão discutida foi o solo, cuja utilização estava dividida entre moradia, uso rural e de serviços. Dentro disto, se estabeleceram quatro cenários para o futuro do município. Dois cenários com prioridade habitacional, um com perfil de indústria e outro com perfil econômico de serviços; e dois cenários com prioridade econômica, sendo, também, um com perfil industrial e outro de serviços. As lideranças participantes então elencaram estratégias em diversas áreas, como habitação, obras, segurança, educação, para estes cenários individuais tento em vista a cidade que se deseja para 2030.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Jorge Kuhn, este estudo é extremamente importante tanto para a administração municipal quanto para as empresas pensarem no futuro da cidade. “A pesquisa irá ajudar a definir ações como a busca ou não de novas empresas, construção ou não de escolas, etc., disse Kuhn.”
Eugênio Lagermann e Jorge Kuhn (ao fundo)
De acordo com Eugênio Lagermann, a conclusão do estudo está prevista para 30 de agosto, segundo contrato firmado entre o governo municipal e a Universidade, mas o objetivo é apresentá-la à Prefeitura antes disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário