quarta-feira, 28 de março de 2012

Secretários buscam licenciamento ambiental na Fepam

Para dar continuidade aos procedimentos de liberação ambiental do Distrito Industrial da Zona Norte, os secretários Fernando Menezes, de Planejamento e Coordenação (Seplan), e Jorge Kuhn, de Desenvolvimento Econômico e Social (Semedes), reuniram-se na manhã desta terça (27/03) com diretores da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Luiz Henrique Roessler (FEPAM), em conjunto com diretores e equipe técnica da Semedes, Seplan e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

 


As autoridades leopoldenses foram em busca da liberação das Licenças de Operação dos 16 lotes com infra-estrutura pronta do Distrito, além de orientações para os demais lotes. “Várias preocupações foram levantadas pela equipe técnica no fórum de infraestrutura com relação à questão ambiental, no que se refere às licenças ambientais para as futuras empresas, principalmente às selecionadas, que atualmente são nove. Tais preocupações foram legítimas e procedentes, e esta reunião foi esclarecedora e tranqüilizadora para todos nós” diz o secretário Menezes. “Tanto o secretário Jorge Kuhn, quanto eu e a equipe técnica saímos muito satisfeitos com os resultados da reunião” completou Menezes.


Um relatório parcial das obras executadas no distrito, que contará com registros fotográficos do atual estágio de infra-estrutura do local, será realizado pela Seplan, em conjunto com a Semedes, e será entregue a Fundação.  “Estamos no caminho certo. O distrito já conta com uma rede de coleta, e uma Estação de Tratamento de Efluentes será construída concomitantemente com a construção das empresas, afinal a estação, para funcionar, precisa de esgoto para tratar” afirma o secretário Jorge Kuhn.


Finalizado o processo de licenciamento ambiental do Distrito, cada empresa deverá providenciar o seu próprio licenciamento ambiental, de acordo com a outorga, para a Semmam.

segunda-feira, 26 de março de 2012

UFRGS realiza segunda etapa do Swot sobre o Mapa Econômico de São Leopoldo


Durante todo o dia de hoje (23), no Centro das Indústrias de São Leopoldo, a segunda etapa do Swot do Mapa Econômico de São Leopoldo, entidades empresariais do município estiveram reunidas com o objetivo de criar um documento com o perfil econômico de São Leopoldo. A pesquisa, realizada pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, foi encomendada pela prefeitura no ano passado.
Representantes dos principais setores econômicos do município
discutiram os rumos de São Leopoldo para 2030

Segundo o coordenador da pesquisa, Prof. Dr. Eugênio Lagemann, o estudo está constituído em várias etapas.  A primeira foi o diagnóstico da economia leopoldense: como era antigamente e como está hoje. Este processo, segundo Lagermann, apontou os pontos fortes e fracos em termos econômicos e sociais. “Esta etapa, agora, irá apontar os cenários do futuro de São Leopoldo descritos pelas lideranças aqui presentes. Esse processo buscará definir as ações que eles acreditam ser necessárias para o futuro da cidade”, disse.
A principal questão discutida foi o solo, cuja utilização estava dividida entre moradia, uso rural e de serviços. Dentro disto, se estabeleceram quatro cenários para o futuro do município. Dois cenários com prioridade habitacional, um com perfil de indústria e outro com perfil econômico de serviços; e dois cenários com prioridade econômica, sendo, também, um com perfil industrial e outro de serviços. As lideranças participantes então elencaram estratégias em diversas áreas, como habitação, obras, segurança, educação, para estes cenários individuais tento em vista a cidade que se deseja para 2030.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Jorge Kuhn, este estudo é extremamente importante tanto para a administração municipal quanto para as empresas pensarem no futuro da cidade. “A pesquisa irá ajudar a definir ações como a busca ou não de novas empresas, construção ou não de escolas, etc., disse Kuhn.”
Eugênio Lagermann e Jorge Kuhn (ao fundo)
De acordo com Eugênio Lagermann, a conclusão do estudo está prevista para 30 de agosto, segundo contrato firmado entre o governo municipal e a Universidade, mas o objetivo é apresentá-la à Prefeitura antes disso.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Feira do Peixe de São Leopoldo

Abril é o mês da Páscoa e da Sexta-feira Santa, época onde tradicionalmente se adica da carne vermelha. Neste contexto, o peixe é o alimento mais procurado pela população. Por isso, durante os dias 4, 5 e 6 de abril, São Leopoldo oferece boas opções para o tradicional cardápio da Sexta Feira Santa com sua Feira do Peixe. O evento ocorre no Largo Rui Porto, junto ao Ginásio Municipal, das 09h às 22h.
Além da comercialização de peixes e frutos do mar, vinhos e alimentos produzidos pelo grupo de participantes da Economia Popular Solidária da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Semedes) podem ser conferidos pelos visitantes.
Em paralelo a esta Feira ocorre do dia 5 a partir das 22h até às 12h do dia e 6, a Feira do Padre Réus, ao longo da rua rua Padre Werner, com produtos de artesanato, alimentação e bebidas.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Brasil na CeBIT : São Leopoldo reafirma referência em tecnologia no país.

Convidado pela primeira vez para ser país parceiro no maior evento de tecnologia do mundo, a CeBIT 2012, o Brasil teve grande representatividade leopoldense. Das mais de 100 empresas brasileiras, que participaram do evento ocorrido em Hannover, na Alemanha, de 06 a 10 de março deste ano, seis eram do município. As empresas convidadas foram: SBPA, Veza, M3Corp, Neteye, Defenda e Lung. Juntas estas empresas fizeram 158 contatos empresariais e comerciais e firmaram 76 novos negócios com potencial de geração de cerca de 9 postos de trabalho como resultado da participação.
O evento, além de proporcionar experiências inéditas aos empresários, possibilitando contatos valiosos e oportunidades de novos negócios, serviu de vitrine para a capacidade tecnológica de São Leopoldo tanto para o mundo quanto para o Brasil, devido à presença da presidente Dilma.

Um dos principais ganhos da CeBIT para o município, segundo a diretora executiva do Parque Tecnológico Tecnosinos, Susana Kakuta, foi o conhecimento de atores centrais sobre o tema da indústria de TI brasileira, de suas oportunidades e desafios, da sua necessidade de políticas setoriais especificas que possam promover assimetria com países importantes nesta economia global.  “Outro ganho importante diz respeito à externalidade positiva do setor de TI para o mundo, devido à presença empresarial massisa na feira, que contou com a participação de mais de 70 países”, afirmou Susana.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social de São Leopoldo (Semedes), Jorge Kuhm, o Parque Tecnológico teve participação plena na Feira, com todas as suas hélices: empresas, universidade e governo municipal. Assim, o evento proporcionou ao parque e seus empresários, experiências inéditas graças aos contatos feitos, às conferências, e às oportunidades que se abriram para novos negócios.
Uma das empresas participantes como visitante foi a LZA Serviços de Processamento de Dados Ltda. – VEZA. O objetivo era articular parcerias para representação de soluções inovadoras nas áreas de softwares de gestão.  Segundo Fabio Vencato, sócio diretor da empresa, a feira foi uma verdadeira vitrine de negócios “Havia muitas empresas dispostas a investir no Brasil, o que facilitou muito o diálogo” afirmou Vencato. Ao final do evento, o empresário firmou parceria com empresa austríaca com operações nos EUA para representar o produto deles no Brasil.
Para Fábio Santini, sócio diretor da empresa Neteye, a participação na CeBIT foi fundamental  para o plano de expansão da empresa. “Várias portas se abriram devido aos importantes contatos que fizemos. Visitar essas pessoas seria totalmente inviável, mas o contato é possível graças a esse tipo de evento. Uma exemplo foi a reunião feita com o diretor de uma empresa, da Romênia responsável por toda a América Latina, com quem firmamos parceria”, disse.
Além das parcerias e os novos negócios, a possibilidade de encontrar outros empreendimentos e linguagens os participantes do evento puderam visualizar melhorias para seu negócio ou serviço. É o que conta Fernan Karl, sócio diretor da Defenda Consultoria em Segurança da Informação Ltda. “Podemos participar de palestras e debates na nossa área de atuação, que foram muito importantes para sabermos o que está sendo discutido no mundo e como pode nos afetar. Também vislumbramos a possibilidade de trazer novos serviços para São Leopoldo, formamos parcerias internacionais com a Índia e a Inglaterra e agora estamos aproveitando o que vimos por lá”, afirmou Karl.
Outro aspecto percebido por Jorge Kuhn durante o evento foi a importância e o respeito que tem o Parque Tecnológico fora do país, especialmente entre os parques tecnológicos da América Latina.  
Segundo Kakuta, a ideia é, no próximo ano, estar lá de novo, reafirmando a presença brasileira e leopoldense, por meio do parque, na economia global.
A participação na maior feira de tecnologia mundial mostrou que São Leopoldo, através de seus investimentos e do Tecnosinos, que tem uma administração de referência, a tríplice hélice, está pronta para receber investimentos e alavancar a economia do setor.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Secretarias de Desenvolvimento e Planejamento reunem-se com ACIS-SL para tratar projetos em comum

Apesar da troca de lideranças da associação comercial, industrial e de serviços (Acis) e das Secretarias Municipais de Planejamento (Seplan) e Desenvolvimento Econômico e Social (Semedes), as instituições continuam mantendo uma relação de parceria e confiança. Para estreitar ainda mais este vínculo, reuniram-se na tarde desta quarta (21/03), a nova presidente da Associação, Rosângela Maria Herzer dos Santos, os titulares da Seplan, Fernando Menezes, e da Semedes, Jorge Kuhn.


A reunião, na Acis, tratou dos diversos projetos do governo municipal, que são coordenados pelos dois secretários, além dos programas e planejamento da associação. Menezes falou sobre a importância da ação conjunta do poder municipal com a sociedade civil organizada e também se pôs à disposição para que esta parceria continue rendendo bons frutos. "Estamos trabalhando para a constante expansão do Parque Tecnológico Tecnosinos e para a finalização do Distrito Industrial da Zona Norte, garantindo a instalação da Hyundai Elevadores" diz Menezes.

O titular da Semedes, Jorge Kuhn, falou sobre a grande atuação de sua pasta no cenário latino-americano através da intensa participação do economista Mario Rosito, que também estava presente na reunião, no grupo das Mercocidades. "Nossa intenção é dar continuidade ao trabalho desenvolvido por Menezes na secretaria em 2011, dentro das implicações legais que o ano eleitoral nos impõe" afirma Jorge Kuhn.

Rosângela agradeceu a visita das autoridades e afirmou estar trabalhando para fortalecer ainda mais a ACIS dentro de cada segmento econômico de São Leopoldo, através de reuniões e encontros. "Estamos muito felizes em ter um grande parceiro como Jorge kuhn no comando da Semedes. A cidade sempre ganhou muito com o diálogo aberto que Menezes garantiu durante seu comando e com certeza continuará ganhando com Jorge Kuhn à frente da secretaria" afirmou a presidente.

A reunião terminou com um convite da associação para que os visitantes participem do lançamento da campanha "SÃO LEOPOLDO É D+. COMPRE AQUI", que será realizada no dia 30 de Março, às 19h, com entrada franca, na Sociedade Orpheu. O evento contará com a palestra "Motivação e Sucesso - Poder da Superação" ministrada pelo palestrante Jorge Geiser. Também estava presente na visita o diretor de Desenvolvimento de Produção da Semedes, Fabian Lourenço da Silva.

terça-feira, 20 de março de 2012

Feira de Economia Popular Solidária no Rio dos Sinos

Acontece nos dias 30 de março e 1º de abril, a Feira de Economia Popular Solidária. O evento acontece das 9h às 20h na Escola Municipal Maria Edila Schmidt, Av. Cel Atalíbio Taurino de Rezende, no bairro Rio dos Sinos.
A Feira é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Semedes) e a Secretaria de Educação (SMED), unindo o núcleo de Economia Popular Solidária do município e o projeto Escola Aberta. O objetivo, além de oferecer e fomentar o comércio de produtos artesanais locais, é criar a possibilidade de participação dos pais dos alunos na economia solidária.

São Leopoldo entre as melhores administradas do Vale

A administração popular em São Leopoldo está entre as melhores do Vale. Pesquisa realizada pela Gerência de Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjam) aponta São Leopoldo em terceiro lugar no Vale dos Sinos em gestão fiscal. O estudo batizado de Índice Ferjam de Gestão Fiscal (IFGF) avaliou cidades do Brasil todo, revelando que o Rio Grande do Sul está entre os melhores, já que 75% das cidades apresentam administração “boa” ou “excelente” e 138 estão entre as 500 melhores do Brasil.
Como funciona o estudo
O índice varia de 0 a 1, sendo que quanto maior, melhor a gestão fiscal. Para chegar ao resultado foram avaliados a capacidade de gerar receita própria, os gastos com pessoal, a carga de investimentos, os custos da dívida e a liquidez (restante a pagar). São Leopoldo apresentou índice de 0,7549, ficando terceira posição na região, atrás somente de Dois Irmãos (0,8007) e Novo Hamburgo (0,7718).
Esta boa posição se deve ao bom desempenho da administração pública, bem como sua transparência no destino dos gastos, que impede o uso indevido de verba pública.  Para o prefeito Ary Vanazzi, esse reconhecimento vem de encontro com todas as ações que estão transformando São Leopoldo em uma cidade inovadora e referência mundial em tecnologia.  “Este destaque é resultado de projetos e ações que a nossa administração construiu e vem contruindo por uma São Leopoldo promissora”,  afirma Vanazzi.

terça-feira, 6 de março de 2012

São Leopoldo participa de planejamento na Rede Mercocidades


A cidade, que desde Dezembro já é sub-coordenadora da Unidade Temática de Ciências e Tecnologia da Rede de Mercocidades, participou nos dias 28 e 29 de Fevereiro da reunião de coordenação da unidade. Mario Rosito, economista da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semedes) e Social e Espártaco Dutra, Secretário Municipal de Relações Internacionais viajaram à Tandil, na Argentina, para participar do encontro.

A reunião tratou do planejamento estratégico da unidade para o ano de 2012. Além de São Leopoldo, participaram Tandil, Coordenadora do grupo e São Carlos, cujos representantes colaboraram com sua experiência na coordenação até o ano passado.

Uma das principais ações planejadas foi o encontro de Parques Tecnológicos este ano, sediado por São Leopoldo. “Esse é um evento que pretende retratar as diversas experiências dos parques de tecnologia da América Latina. Outro objetivo é a aproximação dos parques e de suas empresas com o Tecnosinos. Uma grande oportunidade de negócios entre empresas e os consumidores de produtos e serviços desenvolvidos pelo Tecnosinos, além de consolidar as ações leopoldenses na rede” diz o titular da Semedes, Jorge Kuhn. O encontro de parques poderá trazer representantes de cerca de 300 empresas de todo o continente.

A próxima atuação do município na Rede, será em Montevideo, durante os dias 7, 8 e 9 de Maio, onde o economista Mário Rosito participará da reunião das quatorze Unidades Temáticas que compõe o grupo Mercocidades. Neste encontro o planejamento feito em Fevereiro será apresentado, para que, segundo Rosito, haja integração e transversalidade entre as unidades.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Novos secretários tomam posse no governo municipal


O salão nobre da prefeitura municipal ontem (01), às 17h, foi palco da despedida emocionada dos ex-secretários municipais Paulo Borba e Olger Peres, passando suas pastas para os novos secretários municipais do governo Vanazzi. Os novos nomes que assumiram ontem seus postos foram Fernando Menezes, secretário municipal de Planejamento, Jorge Kuhn, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Ibanês Mariano, Secretário Geral de Governo e André Letti, Secretário Municipal de Habitação.
A cerimônia foi marcada por discursos cheios de memórias de Borba, que falou também por Olger, Menezes, que falou por todos os novos secretários e Vanazzi. Na primeira fala da noite, o ex-secretário de Planejamento deu um breve resumo de sua carreira política, ressaltando todo o aprendizado que teve ao trabalhar junto com o prefeito Ary Vanazzi, tendo construído a melhor gestão pública que São Leopoldo já teve. “Deixo meu cargo após sete anos, com a sensação de dever cumprido” diz Borba, que ainda agradeceu à todos os funcionários municipais que contribuíram para este trabalho, “Lutamos todos os dias para construir um futuro melhor pra cidade”.
Já Menezes, que substitui Paulo Borba, fez um discurso que pontuou as mudanças que a administração de Vanazzi trouxe para o município e como vai comandar a secretaria. “Minha história com São Leopoldo é de um grande amor, paixão e carinho. A mudança já começou e vai continuar com muito trabalho” diz Menezes, que ainda completou “Esta é uma cidade do presente e do futuro, onde não ficamos perdendo tempo numa caça às bruxas. Nos preocupamos em garantir a qualidade de vida dos nossos filhos e netos com planejamento e trabalho”.
Em seu discurso, que foi o precedeu a assinatura dos documentos que empossaram os novos secretários, o prefeito fez questão de estender o mérito dos feitos de sua administração aos governos estadual e federal. “Cada um de nós deu o seu melhor para construir estas ações. Nossos feitos nunca serão esquecidos pela sociedade. Mas isto só foi possível graças ao apoio que o município recebe do estado e do governo federal” pontou Vanazzi.