quarta-feira, 11 de abril de 2012

Distrito Industrial de São Leopoldo é apontado como case de sucesso pelo CODEMA - FIERGS


O Projeto de Licenciamento Ambiental do Distrito Industrial da Zona Norte virou case de sucesso e foi apresentado na última reunião do Conselho de Meio Ambiente (CODEMA) na FIERGS. O motivo de ter se tornado referência foi o inovador sistema de tratamento de resíduos líquidos, pensado para recebimento da licença de instalação do Distrito.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Social (SEMEDES) Jorge Kuhn, que é conselheiro do CODEMA, a questão ambiental foi a mais complexa da construção do distrito. 
De acordo com a Portaria 56 da FEPAM, nenhum efluente líquido de novos empreendimentos podem ter seu destino o rio dos Sinos, ou seus afluentes. Desta forma, o esgoto cloacal do Distrito, após coletado em rede individual, e passar por estação de tratamento, tem que “desaparecer”.

O desafio a ser vencido pelos técnicos da prefeitura e SEMAE era eliminar, potencialmente, 546 mil litros por dia de esgoto tratado, sem que cheguem de alguma forma ao rio dos Sinos.
O projeto consiste em dois sistemas alternados para a infiltração dos efluentes no solo. Em dias secos, o esgoto, já tratado em uma estação de tratamento que será construída no Distrito, escorrerá por uma bateria de rampas de grama e terraços agrícolas ,suscetivelmente, até desaparecer. Em dias de chuva, os efluentes serão armazenados em tanques de infiltração.

O método encontrado pelos engenheiros responsáveis poderá resultar em volume de infiltração de 456 mil litros por dia por meio do sistema rampas/terraços e de 251,6 mil litros por meio das bacias, superando em 161,6 mil litros a demanda prevista.


Ao ser perguntado se o processo valeu à pena, Jorge respondeu que sim. “Estamos ajudando, inclusive, Sapucaia a construir o seu Distrito Industrial”.
Segundo estimativas, o empreendimento gerará a cerca de 5 mil empregos no município.  Além disso, já está confirmada a vinda da fábrica de elevadores da sul-coreana Hyundai para o local.

Marilene Conte, executiva do CODEMA, defendeu que o “Distrito Industrial da Zona Norte de São Leopoldo é uma experiência a ser repetida pelo próprio município e um exemplo a ser seguido pelos seus pares”.
A reunião foi presidida pelo Coordenador do Conselho de Meio ambiente Torvaldo Antônio Marzolla Filho. Estiveram presentes no encontro conselheiros representantes de entidades ambientais do estado.


Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa e principalmente por tornar real propostas de desenvolvimento das cidades sem agredir o meio ambiente.

    ResponderExcluir