terça-feira, 24 de abril de 2012

Prefeito e secretários visitam Distrito Industrial Málaga e anunciam nova rede de esgoto

Após a conclusão das obras de infraestrutura que a prefeitura municipal realizou na área do Distrito Industrial da Zona Sul, o Málaga, na Estrada do Socorro, o prefeito Ary Vanazzi, juntamente com o Secretário Municipal de Planejamento, Fernando Menezes, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Jorge Kuhn e os empresários que estão construindo seus prédios, visitou as obras das empresas que estão se instalando no local.
Segundo o acordo firmado entre a prefeitura e as empresas que adquiriram um dos quarteirões do distrito, estando terminada a parte correspondente ao governo municipal (ruas, rede elétrica e de esgoto), caberia aos empresários construírem suas novas instalações em no máximo dois anos. As obras de infraestrutura foram entregues no dia 16 de dezembro do último ano.

A visita, que teve o objetivo de acompanhar a construção dos novos pavilhões, surpreendeu positivamente o prefeito. “Ver estas empresas crescendo tão rapidamente é um motivo de grande alegria” diz Vanazzi, que ainda anunciou, “Para incentivar ainda mais o crescimento da Região, estaremos quarta-feira que vem (25/04) aqui, para dar a ordem de início de uma nova rede de esgoto pluvial na Estrada do Socorro”.
Segundo o secretário de Planejamento, Fernando Menezes, ver este crescimento acelerado do Málaga, é um motivo de orgulho para toda a cidade. “Este Distrito, que nasceu de uma parceria entre os empresários que adquiriram a área e a prefeitura, vai gerar empregos e renda para toda a cidade. Esta é uma conquista importante, pois demonstra que nosso governo tem a preocupação de incentivar também as empresas aqui da região do Vale dos Sinos”.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social (Semedes) Jorge Kuhn, as áreas ociosas, onde não há empresas instaladas nem com projeto de instalação,  estão sendo objeto de estudo para desapropriação, conforme determinação do Prefeito. “O objetivo é tornar eficaz o investimento da prefeitura, gerando emprego e renda, além de evitar a especulação imobiliária”, afirmou Kuhn.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Prefeitura de Sapucaia busca o exemplo leopoldense para Distrito Industrial

Na tarde desta quinta-feira (12), representante da Prefeitura de Sapucaia esteve na Semedes para trocar experiências com o secretário Jorge Kuhn a respeito do Distrito Industrial da Zona Norte.


Segundo o gestor do Distrito Industrial de Sapucaia, André Luiz Anton de Souza, o motivo que o trouxe a São Leopoldo foi a grande experiência do município na implantação de grandes empreendimentos industriais. “O reconhecimento dessa característica de São Leopoldo nos faz acreditar que podemos aplicar algumas das experiências daqui em Sapucaia”, afirmou André Luiz.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Fiscalização da Semedes faz doação à Sacis

Na tarde de ontem (10) a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Semedes) fez doação de produtos apreendidos pela Fiscalização à Secretaria de Assistência, Cidadania e Inclusão Social (Sacis).  Foram doados 40 mantas, 20 bonés, 9 camisetas, 60 pares de meias e 13 toucas.
Segundo a representante da Sacis que recebeu  as doações, Mara Sallin, os produtos serão utilizados pelo Serviço de Proteção Social Especializada de Alta Complexidade, que fará o repasse às entidades como o Lar São Francisco, a Casa de Acolhimento e o CREPAR (Centro Referência Especializado Para População Adulta de e na Rua).
Segundo o diretor de Fiscalização da Semdes, Fabian Lourenço, a intenção é realizar outras doações, assim que possível. “Os produtos que apreendemos, desde que não sejam pirataria, só pode ser doados caso o comerciantes não venham busca-los mediante nota fiscal e pagamento dentro do prazo estipulado. Como raramente eles são retirados, a doação é a melhor alternativa, mas temos que esperar o prazo do comerciante”, afirmou. 

Distrito Industrial de São Leopoldo é apontado como case de sucesso pelo CODEMA - FIERGS


O Projeto de Licenciamento Ambiental do Distrito Industrial da Zona Norte virou case de sucesso e foi apresentado na última reunião do Conselho de Meio Ambiente (CODEMA) na FIERGS. O motivo de ter se tornado referência foi o inovador sistema de tratamento de resíduos líquidos, pensado para recebimento da licença de instalação do Distrito.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Social (SEMEDES) Jorge Kuhn, que é conselheiro do CODEMA, a questão ambiental foi a mais complexa da construção do distrito. 
De acordo com a Portaria 56 da FEPAM, nenhum efluente líquido de novos empreendimentos podem ter seu destino o rio dos Sinos, ou seus afluentes. Desta forma, o esgoto cloacal do Distrito, após coletado em rede individual, e passar por estação de tratamento, tem que “desaparecer”.

O desafio a ser vencido pelos técnicos da prefeitura e SEMAE era eliminar, potencialmente, 546 mil litros por dia de esgoto tratado, sem que cheguem de alguma forma ao rio dos Sinos.
O projeto consiste em dois sistemas alternados para a infiltração dos efluentes no solo. Em dias secos, o esgoto, já tratado em uma estação de tratamento que será construída no Distrito, escorrerá por uma bateria de rampas de grama e terraços agrícolas ,suscetivelmente, até desaparecer. Em dias de chuva, os efluentes serão armazenados em tanques de infiltração.

O método encontrado pelos engenheiros responsáveis poderá resultar em volume de infiltração de 456 mil litros por dia por meio do sistema rampas/terraços e de 251,6 mil litros por meio das bacias, superando em 161,6 mil litros a demanda prevista.


Ao ser perguntado se o processo valeu à pena, Jorge respondeu que sim. “Estamos ajudando, inclusive, Sapucaia a construir o seu Distrito Industrial”.
Segundo estimativas, o empreendimento gerará a cerca de 5 mil empregos no município.  Além disso, já está confirmada a vinda da fábrica de elevadores da sul-coreana Hyundai para o local.

Marilene Conte, executiva do CODEMA, defendeu que o “Distrito Industrial da Zona Norte de São Leopoldo é uma experiência a ser repetida pelo próprio município e um exemplo a ser seguido pelos seus pares”.
A reunião foi presidida pelo Coordenador do Conselho de Meio ambiente Torvaldo Antônio Marzolla Filho. Estiveram presentes no encontro conselheiros representantes de entidades ambientais do estado.


Secretários entregam documentação para individualizar os lotes do Distrito Industrial da Zona Norte

Os secretários municipais que estão coordenando as obras do Distrito Industrial da Zona Norte, Fernando Menezes, titular da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (SEPLAN) e Jorge Kuhn, titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Semedes), entregaram na tarde da última quarta-feira (04/04), no Registro de Imóveis de São Leopoldo, a documentação referente a individualização das matrículas  dos lotes  individuais.
O arquiteto da Seplan, SIdney Ilhosa, também participou da entrega
de documentos
Até então, o Distrito é considerado uma área única, sem que seus lotes estejam individualizados. Com a entrega da documentação, o município poderá repassar cada lote individualmente para as empresas que lá se instalarão. “Este é mais um passo para a conclusão deste distrito tão importante para nossa cidade, inclusive  aquelas já contempladas”, diz Fernando Menezes.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Semedes irá intensificar a fiscalização de comércio irregular no feriado de Páscoa.

Com o intuito de coibir a comercialização de produtos piratas no centro de São Leopoldo, a Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Semedes) intesificará  as ações durante o feriadão. Os fiscais estarão presentes também nas feiras do Peixe, no Largo Rui Porto, e na Feira e do Pe. Reus.  As ações intensificadas de fiscalização e apreensão iniciam nesta quinta-feira.

Programa de Microcrédito é lançado em São Leopoldo



No fim da tarde de ontem (03), São Leopoldo deu continuidade ao seu Programa de Microcrédito – Mão na Roda -, que em 2010 conferiu o Prêmio de Prefeito Empreendedor a administração municipal.  O Programa Municipal foi reativado por meio do Lançamento dos Programas Gaúcho e Nacional (Crescer) de Microcrédito.  
A cerimônia ocorrida no Salão Nobre da Prefeitura contou com a presença do secretário Estadual de Economia Solidária e Apoio a Micro e Pequena Empresa, Maurício Alexandre Dziedricki, do Prefeito Ary Vanazzi, os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Social (Semedes), Jorge Kuhn, e Planejamento e Coordenação (Seplan), Fernando Menezes, e o superintendente da Unidade de Microcrédito de Porto Alegre do Banrisul, Sérgio Citollin, e o representante da superintendência da Caixa, Roque Armo Schneider, além de agentes de crédito das OSCIPs Juriti e Agência do Crédito, que irão participar da operacionalização do Programa.
De acordo com Jorge Kuhn, o Microcrédito em São Leopoldo surgiu em 2006 e em 2010 totalizou mais de R$1 milhão em empréstimos a micro e pequenas empresas. Hoje, segundo dados apresentados pelo Banrisul, às micros e pequenas empresas representam 95% das empresas brasileiras, 43% dos empregos e 20% do PIB nacional. “Esperamos alcançar resultados iguais ou superiores ao final deste ano”, afirmou Kuhn.
Segundo Sérgio Citollin, São Leopoldo foi um dos municípios que mais concedeu crédito no Programa anterior. “A parceria entre prefeituras e OSCIPs fará com que o crédito chegue às pessoas que realmente necessitam, porque os Programas da Caixa e do Banrisul são idênticos em suas regras e objetivos: criar emprego e renda, estimulando o crescimento e desenvolvimento dos micro e pequenos empreendedores”, afirmou Citollin.
De acordo com o prefeito Ary Vanazzi, o objetivo do programa é trazer também o micro e pequeno empresário para perto do poder executivo, para poder ajuda-lo no crescimento de seu negócio, tanto financeiramente como na gestão. “As pequenas empresas são responsáveis pelo giro da economia, por isso além de aportar recursos, é preciso aportar conhecimento” disse Vanazzi.
Para o secretário Maurício Alexandre Dziedricki, o Programa de Microcrédito no município possibilita que o governo federal estimule o micro empreendedorismo no Rio Grande do Sul, possibilitando a realização de sonhos. “Nosso papel é desenvolver uma nova economia no estado E é o que estamos fazendo. Se faltava apoio do governo, agora não falta mais”, disse Dziedricki.
Ao fim da cerimônia, foram assinados os convênios com os bancos e entregues cheques aos primeiros empreendedores beneficiado com o Programa de Microcrédito.
 Entenda o Programa
O programa visa atender a empreendedores formais e informais excluídos do crédito tradicional, ou seja, autônomos, pequenos e micro empresários, economia popular solidária, familiar e outros. Para participar, o empreendedor deve ter residência fixa em São Leopoldo, atividade produtiva há no mínimo seis meses, não ter restrição de crédito. Os empréstimos podem variar de R$100,00 a R$15.00,00. Com taxas de 0,64% ao mês, pode ser parcelado em até 24 meses, de acordo com a finalidade do crédito. Mais informações podem ser obtidas na Semedes, com a diretoria de Micro e Pequena Empresa ou pelo telefone da Central de Captação e Crédito: (51) 35923171.


terça-feira, 3 de abril de 2012

Programa de Microcrédito é lançado em São Leopoldo

Na próxima terça-feira, dia 03, São Leopoldo reativa o Programa de Microcrédito Mão na Roda. O lançamento se dará por meio do Programa Gaúcho de Microcrédito, do Banrisul, e do Crescer, que é o Programa Nacional de Microcrédito, operado pela Caixa Econômica Federal, no município. O ato de reativação do Mão na Roda acontece às 17h no Salão Nobre da prefeitura de São Leopoldo.

Além do lançamento em si, o evento, que contará com a presença do Secretário Estadual de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Maurício Dziedricki, serão entregues cheques simbólicos aos primeiros beneficiados pelo Programa.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Jorge Kuhn, a concessão de microcrédito é fundamental para incentivar e valorizar a economia local. “O Programa irá contribuir para a formação de novas fontes de emprego e renda”, disse Kuhn.