sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Prefeitura entrega mais uma escritura de lote do Distrito Industrial da Zona Norte


A tarde de hoje fechou mais um ciclo em torno do Distrito Industrial da Zona Norte. A última empresa da 4ª chamada do Distrito Industrial da Zona Norte assinou a escritura de posse do seu lote. Desta vez foi a contemplada foi a empresa Helitech, Soluções em Bombeamento Ltda.

Segundo o prefeito Ary Vanazzi, no momento em que os empresários tomam posse da escritura, passam oficialmente a ser proprietários do terreno no distrito e podem, então, dar andamento ao processo de instalação da empresa. “Essas assinaturas representam um avanço significativo na medida em as empresas poderão começar a construir e produzir no município gerando emprego e renda para a população” disse o prefeito.

 
De acordo com os sócios da empresa, Alexander Maciel e Fabiano Selistre, a intenção é construir a empresa imediatamente. O novo terreno representará um crescimento de mais de 300m²em relação à área atual da empresa.
 
 

O Distrito Industrial da Zona Norte está localizado no Bairro Arroio da Manteiga, com privilegiados acessos à BR 116 e à RS 240. Ao todo são 66 lotes industriais, dos quais 32 estão reservados à sul-coreana Hyundai. Os demais 34 estão sendo oferecidos às empresas interessadas.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Feira de artesanato da Unisinos


Entre provas e trabalhos típicos do fim do semestre, esta semana os estudantes da Unisinos podem também aproveitar e se distrair um pouco na Feira de Artesanato que acontece no centro administrativo – o redondo. A já tradicional feira de artesanato iniciou hoje e segue até o dia 29, quinta-feira, das 8h30 às 21h.

 
Com mais de 70 expositores e diversos produtos para enfeite do lar, acessórios em pedraria, crochê e tricô, trufas e brinquedos em madeira, o evento oferece ótimas opções a alunos e comunidade em geral para as compras de natal. Esta é a última feira do ano.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Com alegria, prefeitura entrega moradias populares da Área 2 - PAC Arroio Kruse na Feitoria

O fim de tarde de ontem foi marcado pela alegria da realização do sonho de muitas pessoas na Feitoria. Após invasão, retirada pacífica dos invasores e reparos nas casas, o prefeito Ary Vanazzi finalmente pôde realizar a tão esperada entrega das populares da Área 2 - PAC Arroio Kruse na Feitoria.
Durante a cerimônia de entrega, realizada no local, Vanazzi agradeceu a paciência dos moradores e se desculpou pela demora causada pela invasão seus consequentes prejuízos,  com os quais a prefeitura teve que arcar.  Segundo o prefeito, a partir de hoje as pessoas podem retirar suas chaves e fazer a mudança.
 
 
“Transformem este lugar em um local para morar com dignidade, para vocês e para os filhos de vocês. A gente faz isso pensando no futuro das crianças, pois são estas atitudes, que dignificam a vida das pessoas, que permitem que a gente não perca nossas crianças para o tráfico”, afirmou o prefeito Ary Vanazzi.
Vânia Elizabete Silva,  que subiu ao palco representando os futuros moradores, disse estar muito feliz com a nova casa. “Todos nós não víamos a hora de nos mudar.  Agora  graças a Deus, conseguimos. Eu sempre morei em uma casa onde entrava água durante as chuvas, mas agora isso não vai mais acontecer”, comemorou.

 
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social Fernando Menezes, que ajudou a articular a saída pacífica das famílias que invadiram o local, a entrega das demais casas está prevista para o fim do mês.

“Esta entrega é um marco importante na consolidação do governo Vanazzi. Esperamos que esse projeto, previsto para até 2014 seja concluído e consolidado no próximo governo, melhorando cada vez mais a qualidade de vida das pessoas que viviam em áreas de rico e agora podem recuperar sua dignidade por meio da moradia”, afirmou Fernando Menezes.
 
São Leopoldo foi o município que mais construiu moradias populares em todo o estado e também no país. E segundo o prefeito, já existe projeto para a construção de casa, no semestre que vem, para as pessoas que ocuparam o local no ano passado.

Estreantes vencedoras

Escolas Municipais são premiadas durante a Mostratec
A estreia das escolas municipais de São Leopoldo na Mostratec foi cheia de motivos para comemorar. Três delas, as escolas São João Batista, João Carlos Hohendorff e Paul Harris foram premiadas. 
A EMEF São João Batista recebeu o Prêmio Informatize com o projeto do Forno Solar. Orientados pelo professor Alceu de Brito Ferreira, os alunos Diogo Leites Correa, Natasha Magalzeri de Moraes e Eduarda Menezes Benvegnú, da 8ª série, desenvolveram um forno todo feito com materiais recicláveis, como CDs, uma caixa de isopor e uma placa de metal pintada de preto e um quadrado de vidro que serve como tampa. O trabalho foi pensado para ajudar populações pobres como as do nordeste brasileiro, onde o Sol é abundante a cozinharem seus alimentos.

Membros das Secretarias de Relações Internacionais e Desenvolvimento
Econômico  e Social estiveram prestigiando os trabalhos durante a mostra
De acordo com o professor Alceu de Brito Ferreira, foi uma grande honra para ele, para a turma e para a escola o recebimento deste prêmio.  “É fundamental que passemos a garimpar novos talentos já a partir do Ensino Básico, uma vez que aqui também encontramos jovens com grandes ideias como a do grupo que apresentou o forno solar”, afirmou o professor.

Além da premiação, os alunos receberam propostas para dar continuidade ao projeto. “No dia do encerramento da mostra recebemos a visita de um empresário elogiando o projeto e apresentando sugestões para dar continuidade ao mesmo e convidando o grupo para fazer uma visita a sua empresa. Na oportunidade, ele nos encaminhou a um grupo de alunos do 3º ano do Liberato, aconselhando-nos a fazermos uma parceria, pois o grupo havia desenvolvido e apresentado uma placa com desempenho eficiente que poderia ser aplicada ao forno” contou Alceu. 

As alunas Bruna Herold de Longhi e Bruna Czerwinski, da 6ª série da Paul Harris também foram premiadas. Receberam o prêmio Yázigi e destaque popular com o trabalho sobre águas vivas. As estudantes se apaixonaram pelas águas vivas durante o verão e resolveram estuda-las desde seu nascimento, espécies e o perigo que apresentam no mar. Dicas de como proceder em casos de queimaduras pelos tentáculos do molusco também foram dadas pelas meninas. O trabalho foi orientado pela professora Elis Regina Xavier.
 

 
Outras escolas que mereceram destaque foi a EMEF João Carlos Hohendorff, que ganhou o prêmio ABRIC (Associação Brasileira de Incentivo à Ciência) com o projeto Arborização no contexto escolar, orientado pelas professoras Kátia Melicia Algaier e Cristina Domingues Lemos, e a EMEF Dilza Flores Albretch, cujo trabalho, sobre os princípios físicos do guindaste, orientado por Luciane Correa e Nádia Rosele Becker, chamou a atenção da equipe de reportagem da RBS TV durante a cobertura do evento.