No fim da tarde de ontem (17) São Leopoldo deu importantes passos no setor de tecnologia na Unisinos. Foi feito o lançamento do 1º lote comercial de microchips encapsulado da HT Micron e dada a partida das obras de construção da fábrica. A empresa, formada pela sul coreana Hana Micron e a brasileira Parit Participações aproveitou o 1º Fórum Brasil-Coréiado Sul em Ciência, Inovação e Tecnologia, sediado na Unisinos, para o lançamento.
Durante o lançamento, foi feita a entrega simbólica do primeiro chip ao governador do estado, Tarso Genro. Segundo o governador, na Coreia aprendeu uma expressão que diz exatamente o que está se fazendo aqui em relação à tecnologia: “bali bali”, apresse e se apresse.
Segundo ChangHo Choi, essa fábrica é um sonho não só da HT Micron, mas de todo o Rio Grande do Sul e ela certamente será grande. “No início havia engenheiros coreanos trabalhando aqui, mas agora a equipe é toda brasileira e eu tenho certeza que os técnicos e engenheiros brasileiros poderão levar este sonho adiante”, afirmou.
Após a cerimônia de lançamento dos chips, os convidados se encaminharam para a área onde será construída a fábrica, próxima ao Portão A da universidade. No local, foi assinado o contrato de construção e colocada uma placa simbolizando o início das obras.
Segundo Felizzola, São Leopoldo está acreditando que o Brasil será grande no setor tecnológico. “Estamos todos apaixonados por esse projeto e com paixão e visão a gente chega a qualquer lugar”, disse.
“Esta com certeza será a fábrica mais bonita de São Leopoldo”, afirmou Mr. Choi.
Para o reitor da universidade, São Leopoldo andou o primeiro dos mil quilômetros que ainda percorrerá rumo à tecnologia de semicondutores.
De acordo com o prefeito Ary Vanazzi, a fábrica da HT Micron é o empreendimento mais rápido que a prefeitura já executou e também o que recebeu mais carinho. “O Rio Grande do Sul e o Brasil decidiram investir em tecnologia e nós estamos levando isso adiante”, concluiu. Vanazzi.
“O investimento neste setor irá beneficiar muito os leopoldenses e aos gaúchos como um todo num futuro próximo. Já estamos colhendo e colheremos ainda mais frutos desse trabalho no desenvolvimento do município”, afirmou o secretário de desenvolvimento econômico e social, Fernando Menezes.
Após as cerimônias, os convidados se dirigiram ao andar térreo da biblioteca para dar continuidade às atividades do Fórum Brasil-Coréia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário